A EDP inaugurou um projeto-piloto que conjuga energia fotovoltaica e hídrica, num investimento de 450 mil euros, que consistiu em 840 painéis solares flutuantes na albufeira da barragem do Alto Rabagão, em Montalegre.

Na albufeira do Alto Rabagão, no distrito de Vila Real, foram instalados 840 painéis, numa espécie de jangada e com uma potência de 220 quilowatt pico (KWp), que aproveita a infraestrutura já existente na barragem, como os transformadores, os quadros elétricos e a ligação à rede elétrica, para o escoamento da produção anual.

A EDP quer estudar a viabilidade económica desta solução que está já a produzir energia desde novembro.

"Este projeto a esta escala ainda não é viável. A nossa expectativa é estudar o funcionamento, a exploração e os resultados de exploração desta solução e, com uma escala maior, chegar a valores concorrentes com as soluções tradicionais em terra", referiu em janeiro à Lusa Paulo Pinto, gestor do projeto.

Segundo o responsável, as vantagens deste projeto são também de ordem ambiental: "O espelho de água já existe, os painéis flutuantes não competem com terrenos utilizados para outros fins, não é preciso desmatar terrenos".

Além disso, em água os painéis podem-se desmontar rapidamente "sem deixar vestígios" e, portanto, "a pegada é nula".

Depois, acrescentou, é ainda aproveitada uma infraestrutura existente, logo não é preciso instalar uma nova linha de escoamento de energia com o inerente impacto ambiental e o custo associado, não só económico como ambiental".

"Tem todos os ingredientes para dar certo, uma solução deste tipo", salientou.

O projeto é uma parceria entre a EDP Produção, a EDP Distribuição e a EDP Renováveis e o investimento foi suportado pela empresa.

Se este projeto de complementaridade solar-hidroelétrica funcionar e for viável, a EDP poderá replicá-lo em outras barragens.



PARTILHAR:

Entre tristeza e resignação, Glória deixa casa por causa de barragem

TCR Portugal/Ibérico, Vila Real: Triunfo de Francisco Mora