O Centro Oftalmológico da Régua efectuou 1300 intervenções cirúrgicas e 6000 consultas nos primeiros seis meses de funcionamento, reduzindo em muito as listas de espera na área do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).

Instalado no Hospital D.Luíz I, o Centro Oftalmológico e em funcionamento desde finais de Março e representou uma das grandes apostas do CHTMAD, que integra os hospitais de Vila Real, Chaves, Régua e Lamego.

O presidente do conselho de administração do CHTMAD, Carlos Vaz, disse à Lusa que, nos primeiros seis meses de funcionamento, foram efectuadas 1600 intervenções cirúrgicas e 6000 consultas.

O Centro Oftalmológico dá cobertura essencialmente aos cerca de 100 habitantes dos concelhos limítrofes da Régua e Lamego, os quais estavam a descoberto em termos oftalmológicos.

\"No Douro Sul já não há listas de espera\", frisou o responsável.

Acrescentou que os doentes em lista de espera, no distrito de Vila Real, estão a transitar para o centro da Régua, para que, \"sejam tratados ou operados o mais brevemente possível\".

Durante um mês, um autocarro transportou diariamente cerca de 50 pacientes de Chaves para a Régua para a consulta de oftalmologia.

A oftalmologia era uma das especialidades com maior lista de espera no CHTMAD, possuindo em Março cerca de 500 utentes.

A unidade da Régua está preparada para \"fazer entre 4.000 cirurgias e 12.000 consultas por ano\" e resultou de um investimento de 1,3 milhões de euros em obras de adaptação e equipamento.

A equipa de dois médicos que ali prestam serviço, vai ser reforçada em breve com mais um especialista.



PARTILHAR:

Crime em Fervença, no Ermelo

Caso grave de agressão física