Cerca de três dezenas de empresários dos setores do vinho, azeite, gastronomia e fruta puderam constatar a importância da implementação da tecnologia 4.0 nas empresas, "num mundo cada vez mais global e marcado pela inovação". 

 

Sabrosa e Alijó foram os municípios visitados na passada quarta-feira, dia 23 de janeiro, numa das muitas ações de sensibilização previstas no âmbito do projeto “Douro Agroalimentar 4.0”. Cerca de 30 empresários dos setores do vinho, azeite, gastronomia e fruta puderam ouvir os resultados do estudo base do projeto, apresentados do professor Óscar Afonso.

No final, os presentes foram convidados a deslocarem-se ao Regia para a ação de coaching empresarial, a quinta já, que se realizará a 6 de Fevereiro e, também, para a reta final do projeto promovido pelo Regia Douro Park e pela INOVABIC, que são os workshops práticos, em que serão apresentadas duas ferramentas determinantes para a implementação da tecnologia 4.0 nas empesas.

Uma das ferramentas, trata-se de um catálogo de tecnologias que podem ser implementadas nos diferentes setores, com vista à melhoria dos resultados da empresa. Todos os empresários que marcaram presença nas ações de sensibilização reconhecem a importância destas tecnologias, num mundo cada vez mais global e marcado pela inovação. “Cada vez mais temos que estar atentos às novas tecnologias para nos mantermos no mercado de forma competitiva. Além disso, estas ações permitem uma troca de conhecimentos sobre o que já existe, em termos de tecnologia, que é fundamental”, refere Paulo Duarte, da D’Origem.

As mesmas conclusões retira o coproprietário da Casa Azeredo – Vinhos e Azeite. “Observar alguns exemplos de Benchmarking da Industria 4.0 é muito interessante. Quem sabe se os poderemos aplicar ou através destes criar ainda outros, gerando assim valor acrescentado”, declara Filipe Saiote, em Sabrosa, acrescentando que  “este tipo de projetos são sempre bem-vindos para as empresas, ainda mais se forem articulados com outros de outras valências, uma vez que hoje em dia, de alguma forma, tudo se encontra interligado”.

Os municípios também se têm mostrado interessados no projeto e têm procurado envolver nele as empresas locais. “As empresas têm que estar sempre atentas às novas tecnologias até porque, para crescer, têm que se atualizar, terem bons produtos, mas irem sempre melhorando e claro que o sucesso das nossas empresas é o sucesso do município e da região”, defende Sónia Pires, vereadora do município de Alijó.

A segunda ferramenta a apresentar nos workshops é o guia de financiamento, que servirá, ainda, como “triagem” das 20 empresas que vão desenvolver projetos-piloto, apoiados pelas entidades promotoras do projeto. “O documento junta todos os programas de fundos comunitários que existem, no fundo, toda a informação que está bastante dispersa, para que se possa perceber em qual deles cada projeto se pode enquadrar”, explica um dos autores do documento, Óscar Afonso, que é também professor da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, frisando que esta “será uma ferramenta essencial”.  

O primeiro workshop realizar-se-á já esta quarta-feira, dia 30 de Janeiro, no Regia Douro Park e terá uma duração de 8 horas. Entretanto, em Fevereiro, dia 6 decorre a quinta ação de coaching empresarial, em Vila Real, no Regia Douro Park, e no dia 7, as ações de sensibilização irão até Lamego e São João da Pesqueira.

As empresas, cerca de uma centena na fase inicial, começam por participar, nos seus municípios, nas ações de sensibilização. Seguem, depois, para a ação de coaching e, no final, para os workshops práticos. Das 100 empresas, serão selecionadas as 20 que pretendam implementar alguma tecnologia 4.0 nas e que vão ter ao dispor o apoio dos promotores no desenvolvimento, implementação e monitorização do impacto da tecnologia na empresa.

 

Guia de financiamento e catálogo de tecnologias i 4.0 prestes a ser divulgados

São duas das mais essenciais ferramentas que o projeto Douro Agroalimentar 4.0 irá colocar ao dispor dos empresários da região. Numa fase em que ainda decorrem ações de sensibilização por vários concelhos da região e se fazem também ações de coaching, no Regia Douro Park, o projeto está já próximo de apresentar aos interessados o conjunto de ferramentas que lhes permitirá implementar tecnologia da indústria 4.0 nas suas empresas, para as tornar mais competitivas. O primeiro workshop, em que será apresentado o catálogo de tecnologias, bem como um guia de financiamento, está já agendado para dia 30 deste mês.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Violência doméstica em foco por terras de Alfândega da Fé

Associação "Carnes de Montanha" aposta na escala