Freixo plantado em 1510 por ordem do rei D. Manuel I em Freixo de Espada a Cinta tem, agora, um dos seus 22 clones nos jardins da câmara plantado pelas próprias mãos do edil brigantino.

 

Celebrou-se a 23 de novembro o Dia da Floresta Autóctone. Em Bragança, a efeméride não passou despercebida e o município decidiu comemorar a data com o plantar de um dos clones do Freixo de Duarte d` Armas. Um entre 22, resultado de um processo de requalificação do Freixo, sendo que o primeiro foi oferecido à Presidência da República e plantado nos jardins do Palácio de Belém ainda este ano, aquando da comemoração do Dia Mundial da Árvore, a 21 de março.

“Aproveitámos esta comemoração do Dia da Floresta Autóctone para plantarmos um freixo que é um clone do freixo que foi plantado em 1510 a mando de D. Manuel I, em Freixo de Espada à Cinta e que, entretanto, gentilmente nos foi cedido pela Câmara Municipal de Freixo para podermos plantar exatamente no dia de hoje e, agora, resta-nos aguardar que o freixo cresça e que dure, também, ou que possa desenvolver-se ao longo de 500 anos ou mais”, começou por explicar o presidente da Câmara Municipal de Bragança, diligenciando uma menção sucinta à história inerente à famosa árvore freixenista que conta já com uma longevidade superior a cinco séculos.

Certo é que depois de uma seca extrema, o momento do plantio parecia ter sido abençoado por uma chuva modesta e algo receosa. Facto que não passou despercebido ao edil brigantino. “Depois de tanto tempo sem água, o que não significa que esta chuva que está hoje timidamente a cair venha a resolver os problemas que têm vindo a afetar o país e a região, mas é, pelo menos, uma esperança que nos é transmitida e é importante que tenhamos consciência, não só da necessidade de plantarmos árvores para preservarmos a natureza, mas também de adquirirmos hábitos de poupança de água tão necessários nos dias que correm para que tenhamos cada vez mais um planeta sustentável”, frisou Hernâni Dias, sublinhando a importância de “cuidarmos desta nossa casa comum como diz o Papa Francisco e se assim fizermos estaremos a dar um contributo decisivo para as gerações vindouras”.

E apesar de neste dia ter sido “só uma árvore”, nas palavras do próprio autarca, a verdade é que o município brigantino tem tido a preocupação de, “em dias comemorativos como no Dia da Árvore, fazermos esse trabalho de sensibilização junto dos nossos alunos das comunidades escolares, nomeadamente, ao nível do 1º e 2º ciclos, mas é importante que eles e nós tenhamos essa noção e Bragança tem de facto essa vertente de ecocidade”, exprimiu o autarca, consciente do relevante que é transmitir esse tipo de mensagens aos mais novos.

No final da cerimónia simbólica que serviu para assinalar a data, Hernâni Dias avançou com alguns números que fazem de Bragança uma cidade ligada ao meio ambiente. “Posso dizer que nós temos mais de 500 hectares de espaços verdes na cidade, o que representa mais de 16 metros quadrados por cada habitante, o que é um ratio extremamente elevado e que está muito acima daquilo que são as médias nacionais e, portanto, estamos muito bem”, asseverou o presidente do município nordestino.      

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Chancela UNESCO trouxe mais visibilidade ao barro negro de Bisalhães

Operação especial de prevenção da criminalidade em Moncorvo