Macedo de Cavaleiros desenvolve plano de investimentos na reabilitação urbana no valor de 10,6 milhões de euros, financiados por fundos comunitários em 85 por cento.

 

O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros assinou esta terça-feira o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) que irá modelar os investimentos a serem realizados durante os próximos 5 anos.

O programa de investimentos, que ascende a cerca de 10,6 milhões de Euros e que é financiado em 85 por cento por fundos comunitários, tem como objetivo principal promover a reabilitação urbana da cidade macedense.

“Este documento é prioritário para a coesão social e essencial para o desenvolvimento territorial, bem como para o crescimento económico”, asseverou Duarte Moreno, na cerimónia pública de assinatura que decorreu no Europarque de Santa Maria da Feira e que contou com a presença dos ministros do Ambiente, João Pedro Matos, e do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Para o edil, o PEDU, definido no âmbito do quadro de apoio da União Europeia, Portugal 2020, é “fundamental para a regeneração urbanística, pois reforça as condições de atratividade do território, transformando Macedo de Cavaleiros numa cidade melhor para se viver e trabalhar, no horizonte temporal de 2020”.

O documento referente ao plano de investimentos com um financiamento comunitário de nove milhões de Euros abrange as áreas de regeneração urbana, mobilidade sustentável e integração das comunidades desfavorecidas.

“Foi uma negociação difícil, num período longo, mas conseguimos garantir um extraordinário financiamento, ao nível dos municípios com melhores verbas”, sublinhou Duarte Moreno.

As prioridades de investimento estabelecidas no PEDU são a construção do Parque Urbano, a requalificação do Mercado Municipal, da Rua Eça de Queiroz e Gil Vicente, a criação de uma rede de interfaces para transporte regional e de um serviço de transporte a pedido para as zonas de menor densidade no concelho, assim como a reabilitação do edificado e espaço público do Bairro de São Francisco. 

De destacar, ainda, que presentes na cerimónia estiveram os representantes das 105 cidades de referência, que assinaram os respetivos acordos de financiamento europeu.

 
FOTO: Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros



PARTILHAR:

Aluno de Murça apurado para representar Portugal no Japão

Dia Mundial da Criança no circo em Bragança