Cerca de metade das 17 bandas convidadas são oriundas do país de “nuestros hermanos” e essa é a grande novidade deste festival que agita as águas do rio Maças no Parque do Colado e que se pretende ibérico.

 

Afirmar de forma definitiva o Quintanilha Rock como evento ibérico é o objetivo da organização para a 16ª edição do festival que terá lugar entre os dias 7 e 9 de julho. Assim, das 17 bandas que integram o cartaz, 9 são nacionais e 8 são originárias do país vizinho. Os portugueses Capitão Fausto encabeçam a armada lusa que conta, ainda, com nomes como Plus Ultra, Pista, Cave Story, Stone Dead e Galgo. Do outro lado da fronteira, vem a sonoridade surf garage dos madrilenos The Parrots, acompanhada por bandas como Juventud Juché, Baywaves, Tigres Leones, Mahalo e Alien Tango.

“A principal novidade é que este ano, na edição de 2016, o Quintanilha Rock assume-se como um festival ibérico. Isto significa que 50 por cento das bandas são portuguesas e 50 por cento são espanholas”, declarou ontem, no dia de apresentação do festival à Comunicação Social, uma das responsáveis pela organização do evento. Segundo Leonor Afonso, o interesse pelo festival é cada vez maior, inclusive, por parte do público exterior ao distrito. “Temos tido bastante procura, reservas de bilhetes de pessoas que vêm do Porto e de outras localidades, portanto, estamos mesmo à espera de muita gente”, confidenciou, revelando que o orçamento desta edição ronda os 30 mil euros.    

Serão três dias de partilha musical, gastronómica e ambiental, num evento que ganha ênfase a cada ano que passa, não só pela diversidade artística da programação como, também, pela interação da comunidade local da aldeia raiana de Quintanilha com os festivaleiros, pelos produtos regionais que são sempre um sucesso entre os visitantes, mas, essencialmente, pelo cenário único e indescritível que o Parque Natural de Montesinho ostenta.

E são tantos os fatores que jogam a favor desta iniciativa de verão, que até a Câmara Municipal de Bragança decidiu contribuir com mais um, que se concretiza num apoio de cinco mil euros para a organização do festival. “É graças a esta parceria com a Câmara que conseguimos estar a ter esta dimensão que temos e conseguimos crescer da forma que nós queríamos e sem o seu apoio isso não seria possível”, garantiu Leonor Afonso.

Presente na apresentação que decorreu no terraço do Teatro Municipal, esteve, também, o edil brigantino, que aplaude este género de iniciativas, sempre que estas dinamizem o “nosso território de forma concreta”. “O município de Bragança dá um apoio financeiro a este festival, são cinco mil euros para apoiar a realização deste evento que acontece em Quintanilha no Parque do Colado e é uma forma de dinamizar, quer a própria freguesia, quer ajudar a Associação ArtiColado no desenvolvimento desta atividade, sendo que se insere naquela que é a política municipal de apoio à comunidade estudantil”, asseverou Hernâni Dias, que espera que esta edição seja um sucesso e que este festival continue a ganhar dimensão de ano para ano.

Com direito a campismo gratuito, se pensa permanecer no Parque do Colado durante os três dias de festival, a melhor opção será mesmo comprar o bilhete que lhe dará acesso aos três dias do evento pela quantia de 10 euros. Já o preço dos bilhetes diários é de oito euros. Com a proximidade da fronteira e ainda mais agora com o atrativo das bandas espanholas, a organização do Quintanilha Rock prevê que, no total dos três dias, passem pelo recinto do festival mais de seis mil pessoas.

 

Playlist das bandas presentes no QUINTANILHA ROCK 2016 em:

https://www.youtube.com/playlist?list=PLUaUn0Dlm2TQnkNVaVqmO-63UOZ6XxRv4

 

 



PARTILHAR:

Campeonato Nacional de Trial 4x4 a 7 de agosto, em S. Pedro Serracenos

Misericórdia Exige Pagamento das Rendas e Definição da ARSN