A aldeia de Urrós, concelho de Mogadouro, vai ter um museu etnográfico.A junta de freguesia adquiriu uma casa em ruínas que acabou de recuperar para ali instalar o espólio. Grande parte das peças vai ser cedida pela população.

«Há muitas pessoas que ainda têm algumas ferramentas e com isto queremos demonstrar o que era a vida no campo no tempo dos nossos antepassados e os esforços que eles faziam para a sua subsistência» refere Belarmino Pinto, o presidente da junta de freguesia, acrescentando que «é a povoação que vai ceder os instrumentos, alguns vão ser oferecidos e outros, talvez os mais valiosos, vamos ter de os comprar».

O autarca dá alguns exemplos do que vai estar em exposição ao afirmar que «vamos pÎr uns potes que se usavam para a destilação do bagaço. Vamos pÎr também uns carros antigos que se usavam para fazer o transporte dos cereais e palhas».

No museu vai haver também «alguns arados e alfaias que se usavam naqueles tempos» acrescenta.O Museu etnográfico de Urrós deverá abrir ao público durante o mês de Março. Custou cerca de 40 mil euros e foi financiado em 35 mil pela câmara municipal de Mogadouro.

Aguarda-se ainda o resultado de uma candidatura ao Douro Superior.



PARTILHAR:

Sinalizar e ajudar a população

Debate O futuro do Vale do Tua