A Câmara de Valpaços deverá, em breve, adjudicar mais uma "grande" obra: a remodelação "total" do estádio municipal. E a construção de uma pista de atletismo. Com o investimento, a autarquia pretende estimular a "generalização" da actividade desportiva e "torná-la acessível aos vá-rios segmentos etários e sociais da população".

Na totalidade, a obra vai custar cerca de 2.304.446,28 euros (462 mil contos) e terá três componentes de financiamento: fundos comunitários, através do programa comunitário FEDER (Fundo Estrutural do Desenvolvimento Regional), que entrará com cerca de 639 mil euros (128 mil contos); fundos nacionais, 127 mil euros (25 mil contos), que sairão dos cofres do Instituto Nacional do Desporto (IND). A restante verba necessária será suportada pela própria Câmara Municipal.

No entanto, para já, vai apenas ser posta a concurso uma parte da obra, no valor de 100.000 euros (200 mil contos) Esta fracção da empreitada já foi lançada a concurso, mas deparou com um percalço. As propostas das empresas concorrentes eram todas superiores à base de licitação. Daí que a Câmara se prepare agora para lançar um novo concurso, desta vez com um valor de base superior, 256 mil contos.

Nas intervenções que irão ser feitas no antigo estádio, já com mais de trinta anos, destaca-se a construção de uma nova bancada, completamente coberta, e o facto de incluir lugares na plateia reservados para pessoas com deficiências e ter também previstas rampas de acesso para esses mesmos cidadãos. A pista de atletismo, que irá absorver cerca de 450 mil euros, vai ter seis corredores e, à semelhança do campo de futebol, também vai ter relvado sintético. Incluirá ainda uma caixa de saltos em altura e outra com vara, uma zona e caixa de salto em comprimento e triplo salto, uma vala de obstáculos, bem como locais de lançamento de peso, martelo, disco e de dardo.



PARTILHAR:

Eusébio, Simões e Luís Filipe Vieira na inauguração da Casa do Benfica

Numa lógica de entre-ajuda