Fraga Eco Tour envolveu 130 participantes em bicicleta e a pé num dia dedicado ao exercício físico e ao convívio num percurso que demorou três meses a ser preparado.

“Trilhos fantásticos e uma organização top! Parabéns por mais uma excelente iniciativa”, assim descreveu um dos participantes, Amílcar Ferreira, a 1ª edição do Fraga Eco Tour. Organizado por um grupo de amigos, o evento contou com 105 inscritos em bicicletas e 25 para o percurso pedestre. Com inscrições no valor de cinco euros, os participantes tiveram direito a seguro, pequeno-almoço, reforço intermédio para os bikers e almoço para todos no final da prova. Bolo-rei, compotas caseiras, fumeiro de toda a espécie, caldo verde e até gelado de sobremesa compuseram uma ementa diversificada no passado domingo.

Um dos responsáveis pela organização, Victor Garcia, afirma que este dia demorou, sensivelmente, três meses a ser preparado. Começa-se pela escolha do percurso, sendo que este foi traçado por entre algumas aldeias, pelas serras de Bousende e Nogueira e, inclusive, pela Albufeira do Azibo. Na seleção do percurso, teve-se em conta a escolha de um caminho mais acessível, pois a organização não pretendia fazer deste evento uma competição. “Quisemos um percurso que tivesse de tudo um pouco, desde zonas planas a outras com inclinação mais elevada”, referiu o responsável, que com a sua equipa chegaram até a usar alfaias, enxadas, machadas e mesmo uma motorroçadora para abrir caminho no terreno e por entre as zonas de mato. Digno de registo foi a utilização de tintas biodegradáveis, mais caras que as ditas normais, na marcação do percurso e que desaparecem 15 dias após a sua utilização.
Inicialmente, o percurso era para ter 55 quilómetros (km), mas dadas as condições climatéricas e como no Inverno o piso fica mais pesado e difícil, a organização decidiu encurtar o trajeto para os 38km, enquanto o pedestre ficou com 8km.

Os menores de 14 anos ficaram isentos de inscrição com o intuito de apelar à participação das famílias. “Começámos com um percurso, mas depois decidimos que queríamos algo mais abrangente para trazermos o máximo de pessoas. Daí apareceu também o pedestre. Ou seja, queríamos um dia para a família”, referiu Victor Garcia. O percurso pedestre demorou cerca de uma 1h30, já em bicicleta, a média foi de 2h00, num dia que ficou marcado pelo nevoeiro que se fez sentir e que limitou, de certa forma, o desfrutar das mais belas paisagens naturais do nordeste transmontano.

Quem decidiu abrilhantar o Fraga Eco Tour foi um dos mais promissores nomes do ciclismo nacional, Ricardo Vilela. Natural de Bragança, o profissional nunca diz não a uma oportunidade para pedalar. 

“Um sucesso” foi o feedback geral entre todos os participantes, que entusiasmados prometem repetir o percurso num dia de sol, enquanto aguardaram “ansiosamente” por uma segunda edição do Fraga Eco Tour já em 2016.



PARTILHAR:

Alto Douro Vinhateiro Património Mundial há 14 anos

Urina de vaca tem muitas vantagens na fertilização agrícola