Quatro famílias ficaram desalojadas em Mirandela, na sequência de uma derrocada, que aconteceu este sábado, devido ao mau tempo.

O deslizamento de terras danificou as estruturas das habitações. Foram momentos de pânico vividos por Rui Neves, a sua mulher e os dois filhos menores, uma das famílias que acordou sobressaltada com o barulho da derrocada dos muros de suporte e logradouros de três habitações.

Também Toni Ludovino e família, que moram num plano inferior à derrocada, não ganharam para o susto, porque acordaram com o barulho e depararam-se com os escombros a entrarem pelo seu quintal. Uma peritagem feita ao local verificou que não havia condições seguras de habitabilidade, o que obrigou à retirada das pessoas, explicou Manuel Rodrigues, responsável pela protecção civil municipal revelando que vai abrir um inquérito para averiguar as causas que levaram a esta derrocada.

Os moradores que tiveram de abandonar as casas e retirar todos os seus haveres, não se conformam e querem apurar responsabilidades.Já Luís Brochado, outro dos moradores afectados, recorda que já tinha sido feita uma participação para consolidar os taludes que cederam, mas ninguém fez nada. Já foi feita uma participação à câmara municipal e protecção civil alertando que o terreno lateral à nossa casa estava a descarnar e era necessário consolidar os muros. Nada foi feito e agora deparamo-nos com esta situação.

O vereador responsável pelo pelouro da protecção civil diz que a autarquia já tinha notificado os proprietários do terreno para efectuarem as obras. Esta derrocada aconteceu próximo de um local onde, há cinco anos, teve de ser demolida uma habitação por estar em risco iminente de colapso. Das quatro famílias que tiveram de abandonar as casas, três têm outras habitações e uma delas fica em casa de familiares.



PARTILHAR:

17 pacientes foram transferidos

Natural de Felgar