José Fortunato Freitas Costa Leite é, desde o passado dia 20, o novo delegado regional da Cultura do Norte sucedendo, desta forma, a Jorge Ginja. Trazer mais cultura para a região e incutir nos mais jovens o gosto por esta área serão algumas das batalhas pelas quais pretende lutar nos próximos três anos.

O Ministro da Cultura nomeou, no passado dia 20 de Maio, em comissão de serviço, José Fortunato Freitas Costa Leite como delegado regional da Cultura do Norte. Este professor de História e até agora presidente do conselho executivo da Escola Secundária Camilo Castelo Branco será responsável pela cultura numa área que abrange cinco distritos - Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real e Bragança - e alguns concelhos dos distritos de Aveiro e Guarda. Tendo autonomia a nível financeiro e administrativo, as delegações de Cultura têm como finalidade gerir a parte cultural, apoiar os organismos ligados à cultura e fomentar determinados eventos culturais, como exposições e concertos, ou até parcerias com outros organismos.

A delegação da Cultura do Norte esteve sediada no Porto até à altura em que Pedro Santana Lopes, ocupando o cargo de secretário de Estado da Cultura, a transferiu para Vila Real, no sentido de ajudar o interior a ter um maior desenvolvimento cultural. "Como a cidade do Porto já tinha estruturas suficientemente desenvolvidas e associações que podem promover a cultura autonomamente, a sede da delegação Regional da Cultura do Norte foi transferida para Vila Real", explica José Costa Leite. O objectivo seria que, "com a delegação no interior, se pudesse fomentar muito mais a cultura nessa área". O Governo pretendia assim "diminuir as assimetrias, para que toda a população do interior pudesse ter acesso à cultura".

Aposta na juventude

A formação do público é um projecto no qual José Costa Leite garante estar empenhado. Consciente de que não será um projecto a curto, mas sim a médio ou longo prazo, o delegado pretende começar a incutir a cultura nos mais jovens. Para isso, pretende levar os jovens a eventos culturais como concertos, exposições ou peças de teatro. Noutros casos, quer levar a cultura às escolas. Para que isso seja possível, espera "que haja uma colaboração muito estreita entre cultura e escolas, de maneira a que se entenda que é necessário fazer despertar nos jovens o gosto pela cultura". Tendo em conta este objectivo, ao dar apoio a associações da região norte, a delegação pretende que, "em troca", estas prestem serviços à comunidade. "Sempre que possível, estas associações terão de prestar serviços em escolas, sejam elas públicas ou privadas", explica José Costa Leite, garantindo que os apoios financeiros "serão contratualizados com essas contrapartidas".

A aposta nos jovens é, para o novo delegado Regional da Cultura, "imprescindível". Se formarmos nos jovens o gosto pela cultura, poderemos ter a certeza de que, pelo menos esta geração, começará a gostar de cultura".

Cine-teatro é "imprescindível"

Equipar com infra-estruturas todos os concelhos que esta delegação abrange, será outra meta a atingir. "Com o Ministério, tentaremos contribuir para que todos os concelhos, começando dos maiores para os mais pequenos, possam ter locais para receberem espectáculos", explica Costa Leite. Esses locais "poderão ser teatros antigos recuperados ou novos edifícios". Em Vila Real, o delegado espera ver abrir, "o mais rapidamente possível", o Cine-teatro, que está em construção. "O Cine-teatro é imprescindível em Vila Real, porque temos uma grande falha em termos de salas de espectáculos", afirma. Agora, Costa Leite vai tentar "convencer" o Ministério a "comparticipar na construção deste edifício". "Com esta estrutura, teremos a possibilidade de trazer aqui orquestras, óperas, teatro para grandes massas, tudo o que não podemos trazer agora por falta de espaços", explica.

Apoiar grupos de teatro profissionais ou amadores dos cinco distritos e batalhar pela construção do Museu do Douro e do Museu de Foz CÎa são outros projectos em que se irá aplicar. Para além disso, pretende continuar a promover parcerias com a vizinha Espanha, para a realização de congressos como os que já se realizaram com a Galiza.

Trazer a cultura para a região norte e "educar" as pessoas para esta área não será uma batalha fácil para o novo delegado regional da Cultura do Norte. Mas, "é esta cultura que nos distingue, agora que estamos numa Europa sem fronteiras", conclui.



PARTILHAR:

S. Bernardo Campeão

A saga promete continuar