A Feira do Mel do Barroso e da Carne Barrosã, em Boticas, deverá movimentar, entre a próxima sexta-feira e domingo, cerca de 20 mil pessoas e gerar um volume de negócios de 150 mil euros.

Com uma organização conjunta da Câmara de Boticas e da Cooperativa Agrícola local, o certame pretende, segundo o presidente da autarquia, Fernando Campos, promover dois produtos de denominação de origem protegida desta região.

No recinto, 38 expositores vão vender o mel e a carne barrosã, que podem ser provados nas tasquinhas montadas no local da feira.Nesta quarta edição, a mostra abre também as portas a produtores de mel das serras algarvia e da Estrela, de Bragança e de países estrangeiros.

O mel do Barroso é produzido por 75 apicultores de Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Chaves, Montalegre e em algumas freguesias de Murça e Valpaços. Com uma produção média de 35 toneladas por ano, o mel possui uma cor escura ou aloirada, com um teor de pólen superior a 35 %, o que lhe confere um aroma e sabor únicos, devido ao facto de ter serproduzido por abelhas que se alimentam nas flores características da região o queiró e a urze.

São cerca de 700 os produtores de carne barrosã, distribuídos pelos distritos de Vila Real, Porto, Viana e Braga, que comercializam à volta de três mil vitelas por ano. O programa da feira integra a realização, na sexta-feira, de um seminário internacional no âmbito do programa \"Rural Change\".



PARTILHAR:

Combate ao alcoolismo

Clima de guerra