O II Encontro Nacional de Molinologia vai decorrer nos dias 18 e 19 de Outubro na vila de Boticas, um concelho onde existem cerca de 260 moinhos de água. A primeira reunião realizada para discutir este tema decorreu há dois anos na cidade do Montijo, onde aliás, ficou decidida a realização de novos encontros de dois em dois anos.

Os objectivos deste segundo encontro, que está a ser organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Boticas e pela Sociedade Internacional de Molinologia, passam pela elaboração de um balanço do trabalho desenvolvido em Portugal sobre este assunto, pelo estabelecimento de parcerias e pela divulgação de programas nacionais e comunitários para financiamento de projectos relacionados com moinhos.

Além das palestras que irão ser proferidas pelos participantes no local onde irá decorrer o encontro, o auditório municipal de Boticas, vai estar patente uma exposição e venda de livros e material audiovisual relacionado com o tema em debate: os moinhos.

Previstas estão ainda algumas visitas a alguns dos moinhos da região e ainda a realização de um curso intensivo, em língua inglesa, sobre arqueologia industrial e molinologia europeia. Temas que irão ser tratados por um especialista internacional sobre a matéria, o arquitecto Kenneth Major.

A Câmara de Boticas tem em curso um projecto que visa a preservação deste património e que prevê a sua revitalização. Denominado \"Boticas: a Sedução da Montanha - Moinhos, Paisagens e Aldeias do Barroso, o referido projecto, financiado com fundos comunitários, vai permitir a reconstrução de dezenas de moinhos, bem como a promoção turística e a investigação sobre este assunto.



PARTILHAR:

Concurso a história brincar: Luis Vaz de Camões 2002 .

5 de Setembro