O Museu do Douro (MD) termina hoje a exposição de homenagem à «Ferreirinha», vista por 40 mil pessoas, seguindo-se depois uma investigação e mostra sobre Marquês de Pombal, responsável pela demarcação da região duriense.

Enquanto paira a incerteza quanto ao futuro, já que o Governo quer extinguir a Fundação Museu do Douro, a unidade museológica sediada na Régua prossegue a sua atividade.

O diretor do MD fez à agência Lusa um \"balanço positivo\" da exposição \"D. Antónia - uma vida singular\", inaugurada a 08 de julho de 2011, a propósito dos 200 anos do nascimento desta que foi uma das principais figuras do Douro.

A mostra recordou o percurso de D. Antónia, a \"Ferreirinha\", desde que nasceu em 1811 na Régua, até ao seu falecimento, em março de 1896, na Quinta das Nogueiras, e destacou a sua \"vida e obra na dupla vertente de mulher e de empresária\".

\"Foi uma mulher singular, que há 200 anos lutou pelo que o Douro é hoje. Tinha uma visão estratégica de desenvolvimento da região e da vinicultura duriense muito à frente\", afirmou Fernando Seara.

Segundo o responsável, foram cerca de 40 mil as pessoas que visitaram esta exposição.

O MD começou por homenagear o Barão de Forrester e, depois da \"Ferreirinha, seguir-se-á o Marquês de Pombal, a quem se deve a instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro em 1756, ficando desde então demarcada a região do vinho do Douro.

Esta mostra será incluída no programa de atividades para o próximo ano, que, segundo Fernando Seara, \"está muito dependente do futuro da Fundação Museu do Douro\".

Depois de ter atingido um défice de cerca de um milhão de euros, o MD está neste momento em processo de \"equilíbrio financeiro\" e as expectativas são, de acordo com Fernando Seara, \"de fechar o ano com saldo positivo\".

\"Houve algumas decisões estratégicas no sentido de conter as despesas e não perder atividade no território\", salientou.

Entre outras medidas com vista à poupança, a instituição vai transferir a exposição permanente para a ala central da sede, acrescentado \"mais Douro\" e \"testemunhos reais\". Esta mostra está instalada no Armazém 43, localizado a alguns metros da sede.

As exposições temporárias passarão a ocupar outros espaços que, pela sua menor dimensão, implicam menos custos.

\"A qualidade nem sempre está ligada à dimensão, mas ligada aos processos de investigação e depois à forma como isso se consegue transmitir aos públicos que nos visitam\", frisou.

Segundo Fernando Seara, todas as exposições do museu passarão a ser itinerantes pela Região Demarcada do Douro.

Em dezembro, é inaugurada uma mostra de pinturas da Santa Casa da Misericórdia da Régua, entre os séculos XIX e XX, que estavam \"esquecidas, perdidas, degradadas\" e estão a ser restauradas pela unidade museológica.

\"Num ano em que há uma recessão evidente a todos os níveis, o museu vai terminar o ano ainda com um resultado mais favorável e mais positivo, que permite encarar 2013 com alguma satisfação\", salientou.



PARTILHAR:

Após quase 60 anos de actividade

Durante a noite