O município de Freixo de Espada à Cinta vai dispensar, até ao final deste mês, 30 trabalhadores que se encontram em regime de contrato a termo certo. A autarquia tem em vista, ainda, outros contratos, já que é objectivo da Câmara, segundo o seu presidente, «reduzir o número de funcionários para 150, caso seja possível». De salientar que a autarquia recorre, neste momento, ao trabalho de 205 pessoas.

Esta medida está relacionada \"com a conjuntura financeira\" da autarquia, a braços com uma dívida global que ronda os 11 milhões de euros. Com a dispensa de pessoal, diz José Santos, pretende-se que seja possível libertar verbas que permitam ao município viver numa situação financeira mais confortável.

Custos \"supérfluos\"

Mas os cortes não se vão ficar só pelos funcionários, já que serão extensivos a outros custos considerados \"supérfluos\".

Com o Plano e Orçamento já aprovados por unanimidade, José Santos, disse ao JN que os próximos anos vão ser de gestão rigorosa.

Apesar das restrições financeiras, os responsáveis autárquicos garantem que haverá investimento no sector da agricultura e em equipamentos sócio-culturais e desportivos. Outra das prioridades tem a ver com o abastecimento de água ao concelho, com a construção de uma nova barragem. O turismo e a habitação social constituem outra das prioridades.

Estas medidas estão incluídas num Orçamento já apelidado \"de esperança e de perseverança \".



PARTILHAR:

Por efeito da seca

Tendo já apresentado a candidatura