No âmbito do segundo Encontro Nacional de Molinologia, no passado fim-de-semana estiveram em Boticas cerca de uma centena de congressistas, entre os quais representantes de 16 câmaras municipais do país e vários investigadores universitários. Conforme explicou Jorge Miranda, o representante português da Tims, uma rede mundial que promove o estudo, difusão e preservação de moinhos tradicionais, o objectivo da reunião foi a \"troca de experiências\" na área da recuperação de moinhos, bem como a prestação de informação sobre os programas financeiros disponíveis para a revitalização deste património.

A abertura do encontro contou com a presença do secretário de Estado Adjunto do Ministro da Presidência, Feliciano Duarte e com a do presidente da Tims, Michael Harverson.

Justiça

Fernando Campos, o presidente da Câmara de Boticas, concelho onde estão inventariados cerca de 260 moinhos, a maioria dos quais a água e de rodízio, e onde está já em curso um projecto com apoio comunitário que visa a sua recuperação e o seu aproveitamento turístico, classificou a iniciativa como \"mais uma forma de trazer gente\" ao concelho. Concelho esse que não quer que seja visto como uma \"reserva de índios\". Por isso, no discurso de abertura, o autarca pediu que o Governo faça \"justiça\" a estas terras. O que Fernando Campos acredita que vai mesmo acontecer pelo facto do Primeiro Ministro ser da região.

O autarca pediu ainda ao governante ali presente que inte- riesse junto do Governo no sentido do IP3 avançar \"rapidamente\", para \"deixarmos de ser uma região abandonada\". Ao presidente da Tims, Fernando Campos lançou um desafio: \"Boticas quer ser candidata, se não de todo em parte, ao 11º Simpósio Internacional de Molinologia que decorrerá em Portugal em 2004\". Embora não tenha dado garantias absolutas sobre a concretização do desejo de Campos, Michael Harverson referiu que é \"muito provável\" que isso venha a acontecer.

Por sua vez, o secretário de Estado que se autodenominou como um \"provinciano emprestado à cidade\", disse \"entender muito bem\" as dificuldades sentidas no interior e não se cansou de \"elogiar\" a iniciativa da Câmara de Boticas, \"um exemplo de como com imaginação e vontade se pode transformar o património em pólos de desenvolvimento\". No final do discurso, Feliciano Duarte assumiu-se como um dos \"nossos\". \"Contem comigo\", conclui o Governante, que de seguida foi presenteado por Fernando Campos com um recheado cabaz de produtos da região: um presunto, pão centeio e mel de Barroso.

O encontro terminou no domingo. Pelo meio ficaram vários colóquios relacionados com o tema e ainda uma série de visitas aos diverso moinhos existentes no concelho.



PARTILHAR:

menina do Mogadouro

Câmara \"dá voz\" aos munícipes