Integrada nos caminhos de Santiago, a ponte medieval que liga as localidades de Concieiro e Veiga, no concelho de Santa Marta de Penaguião, vai ser alvo de obras de recuperação.

Considerada monumento de interesse municipal, a obra de arte apresenta alguns sinais de degradação, tendo até um dos seus três arcos quase soterrados. Para o efeito, uma equipa de técnicos do Departamento de Engenharia da Faculdade da Universidade do Porto desenvolveu um estudo e respectivo levantamento, apresentando igualmente propostas de intervenção.

Segundo o vereador José Alberto, da Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, «a ponte precisa de um reforço no seu tabuleiro e outras obras de beneficiação e consolidação, mormente na sua estrutura».

\"Dado tráfego que ela já hoje suporta, entendemos que era necessário adequar a ponte às novas exigências da sua utilização e dar ao próprio monumento alguma dignidade e preservá-lo\", acrescentou.

Segundo a mesma fonte, a ponte da Veiga - que integra a base de dados do Instituto Português do Património Arquitectónico - fará parte da rota de caminhos de pedestres do concelho. A previsão do começo dos trabalhos, de acordo com o autarca, \"aponta para o início de 2006\".



PARTILHAR:

Trutas com antenas electrónicas

A nova odisseia de Astérix