A criminalidade no distrito de Bragança tem vindo a diminuir e os assaltos aos estabelecimentos comerciais nesta zona representam pouco mais de um por cento em relação a todo o país. No entanto, segundo um inquérito realizado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB), \"grande parte dos comerciantes brigantinos afirma que existe criminalidade e vandalismo na cidade, quer mais policiamento nas ruas e defende a figura do guarda nocturno para evitar assaltos\".

Durante o seminário, a comissária da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Bragança, Ana Maria, apresentou um programa sobre \"o comércio seguro\" que visa estabelecer e divulgar fortes medidas e comportamentos de protecção para os estabelecimentos comerciais.

Segundo a comissária, no ano de 2001 foram denunciados em Bragança e Mirandela 110 casos de furtos a estabelecimentos. No entanto, actualmente a criminalidade no distrito \"está controlada e diminuiu cerca de 27 por cento em relação ao ano anterior\", assegurou Ana Maria.

\"Em Setembro de 2002 foram detidos dois cidadãos, autores da maioria dos crimes, e o material furtado foi entregue aos proprietários\", afirmou também a comissária da PSP.

Ana Maria explicou que mais de metade dos assaltos ocorrem entre as 00h00 e as 05h00 e têm origem em arrombamentos de portas e janelas ou são efectuados com chaves falsas.

Esta responsável acrescentou ainda que, comparativamente a Vila Real, têm-se registado em Bragança menos ocorrências de criminalidade. Mas, mesmo assim, a comissária da PSP apelou aos comerciantes que sejam \"mais cautelosos e vigilantes\".



PARTILHAR:

Câmara acusada de «passividade»

suspeito tem tido acompanhamento psiquiátrico