O Cinema Português em Movimento, iniciativa que há três anos leva filmes a localidades do interior do país, celebra, na quinta-feira, 150 sessões com uma exibição para a população de Abreiro, no distrito de Bragança.

O Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), responsável pela iniciativa revelou hoje que "assinala com enorme satisfação este marco histórico" com a exibição em Abreiro, concelho de Mirandela, do filme "Atrás das Nuvens", de Jorge Quiroga, e as curtas-metragens de animação, realizadas por estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a propósito do aniversário do Museu Bordalo Pinheiro.

O responsável salienta, em comunicado, que o número de sessões alcançado "traduz a concretização dos objetivos a que se propôs em 2013, quando decidiu empreender este projeto que procura, simultaneamente, divulgar e valorizar a produção fílmica nacional, incentivar a proximidade entre o ICA e a sociedade civil e colmatar a pouca oferta cinematográfica no Interior de Portugal".

Ao longo de quatros anos, "a iniciativa cresceu" e contabilizou, de acordo com os dados divulgados e reportados ao período entre 2013 e 2015, uma assistência total de mais 12 mil espetadores, em cerca de 136 sessões espalhadas por todo o país.

"Através de parcerias com Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia e diversos organismos do setor, o Cinema Português em Movimento registou uma assistência média de 92 espetadores por sessão, com um crescimento consecutivo ano após ano", realçou o ICA.

Para 2016, "o crescimento sustentado é uma das prioridades estabelecidas, estando previstas 51 sessões de cinema ao ar livre entre os meses de junho e setembro, percorrendo mais de 10 concelhos de Portugal".

Os municípios com exibições previstas para este ano são os de Condeixa, Borba, Évora, Fornos de Algodres, Mação, Mêda, Mirandela, Murça, Oleiros, Arronches e São Brás de Alportel.
Lusa



PARTILHAR:

Novas propostas culturais para animar o verão

Prisão preventiva para quatro suspeitos de tráfico de droga