A cimeira ibérica, que decorre entre segunda e terça-feira, em Vila Real, vai obrigar à implementação de "excecionais medidas de segurança", algumas das quais implicam "fortes constrangimentos" na circulação rodoviária, informou hoje a PSP.

A Polícia de Vila Real referiu que, durante esses dois dias, vão ser "particularmente afetados" os acessos à praça do Município e largo Conde de Amarante, no centro da cidade, e na freguesia de Mateus, nas proximidades do Palácio de Mateus.

A 29.ª cimeira, que leva a Vila Real os líderes dos governos português e espanhol, António Costa e Mariano Rajoy, terá como temas fortes a cooperação transfronteiriça em áreas como a energia, as infraestruturas e o ambiente.

De acordo com a PSP, devido ao encontro luso-espanhol, será proibido o estacionamento em várias artérias da freguesia de Vila Real, entre as 19:00 do dia 29 e até às 11:00 do dia 30.

Serão afetados o largo Dr. Henrique Botelho (Filho), a praça Monsenhor Jerónimo do Amaral, e as ruas do Jazigo, Irmã Virtudes e Camilo Castelo Branco.

Na freguesia de Mateus será proibido estacionar no largo da Meada e nas ruas Meada, Sobrado, Flores, Ribeiro e na estrada nacional 322, no troço entre a rua do Sobrado e a rua do Ribeiro.

Entre as 21:00 de segunda-feira e as 11:00 de terça-feira será ainda proibido estacionar no parque subterrâneo da praça do Município.

No dia 30 de maio, a PSP informa que será proibido circular em várias artérias da cidade, como a rua Miguel Torga, a avenida Carvalho Araújo (entre a avenida 1.º de Maio e o largo de Camões), em parte da avenida 1.º de Maio, na ponte metálica e em parte da rua Miguel Bombarda.

A polícia referiu que, "devido à natureza do evento, existirão ainda "diversos cortes de trânsito pontuais", nomeadamente na deslocação das comitivas que integram a cimeira.

Na terça-feira, decorrerão cerimónias militares na praça do Município e nas quais estarão presentes os três ramos das Forças Armadas. No dia antes, serão efetuados treinos e a PSP alerta para a realização de vários tiros de salva.

A PSP aconselha a que o acesso ao centro da cidade, no dia 30, seja efetuado antes das 08:00.

Para esta operação, a polícia irá mobilizar várias valências, desde o Trânsito, Investigação Criminal e Ordem Pública, promovendo "uma forte visibilidade e uma aposta na prevenção e proatividade"

"A PSP adotará as medidas de segurança julgadas mais convenientes para que todo o evento decorra com normalidade", referiu ainda, em comunicado, esta força policial.

As cimeiras ibéricas são reuniões anuais bilaterais realizadas entre o presidente do Governo de Espanha e o primeiro-ministro de Portugal onde se discutem questões de grande interesse para ambos os governos e projetos de cooperação entre os dois países.



PARTILHAR:

Feira da Agricultura em Macedo foi um autêntico sucesso

RTUB continua comemoração das suas bodas de prata