A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes vai investir cerca de seis milhões de euros na educação, num território onde o insucesso e o abandono escolar ainda apresentam números acima da média nacional, anunciou hoje aquela entidade.

"O combate ao insucesso escolar faz parte de um plano estratégico para os próximos quatro anos, em concelhos que integram a CIM Terras de Trás-os-Montes, onde o despovoamento é notório", disse à Lusa o presidente da CIM, Artur Nunes.

A Apresentação Pública do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar das Terras de Trás-os-Montes (PIICIE -TTM), está agendado para o próximo dia 07 de maio, em Macedo de Cavaleiros e contará com a presença do secretário de Estado da Educação, João Costa.

"Com este investimento de seis milhões de euros, que será feito nos nove concelhos, pretendemos, essencialmente, fixar crianças e jovens em idade escolar, num território de baixa densidade populacional ", vincou o também autarca de Miranda do Douro.

Pela primeira vez, o território olha de forma conjunta para esta problemática, desenvolvendo um plano que visa capacitar e valorizar escolas, professores, alunos, pais e encarregados de educação.

"O objetivo é envolver todos os agentes educativos na implementação de estratégias para combater o insucesso e contribuir para a diminuição da taxa de abandono escolar", frisou.

O PIICIE-TTM assenta no trabalho colaborativo e em rede entre a CIM-Terras de Trás-os-Montes, Municípios, Agrupamentos Escolares e outros parceiros institucionais.

Para além de ações supramunicipais, transversais a todos os municípios, este Plano prevê também a dinamização de ações adaptadas à realidade dos concelhos que integram a CIM-Terras de Trás-os-Montes.

O PIICIE-TTM está integrado na estratégia de desenvolvimento e coesão territorial da região, é financiado pelo Fundo Social Europeu (FSE) no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2020.
Foto: CMMD



PARTILHAR:

Feira das Cantarinhas já ao virar da esquina

Prova garantida até 2022, Montalegre do topo do Mundial de Ralicrosse