Na reunião de Capoulas dos Santos com a Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes esteve a debate a importância estratégica da agricultura e pecuária para o território, tendo ficado assente o compromisso do ministro com o desenvolvimento da região.

 

A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) esteve reunida, no dia 3 de setembro, com o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas dos Santos. Na audiência, solicitada pela CIM-TTM, esteve em debate a importância estratégica da agricultura e da pecuária para o território. O objetivo foi sensibilizar a tutela para a relevância do reforço do investimento no setor agrícola, transmitindo as necessidades e prioridades a incluir no próximo Plano Nacional de Investimentos 2030.

Tendo em conta a importância da agroindústria e agropecuária para o território, a CIM-TTM entende o investimento nestas áreas como prioritário para o desenvolvimento territorial. Daí que pretenda ver contemplado no próximo Plano Nacional de Investimentos um conjunto de medidas que visem apoiar o setor na região. O reforço do regadio, com a realização de novos investimentos e a reabilitação dos existentes, é entendido pela CIM-TTM como fundamental para aumentar a competitividade da agricultura regional. Isso mesmo foi transmitindo ao Ministro da Agricultura que deixou a garantia de que o regadio e as medidas de apoio ao setor agrícola se constituem como uma das prioridades do atual Governo. Capoulas dos Santos disse também que vai haver um reforço no investimento no regadio na região Norte e Centro no âmbito do 2030, projetos que serão para iniciar a partir de 2022.

Neste campo e tal como já foi anunciado, a CIM-TTM irá elaborar um Plano Estratégico de Regadio que abrangerá os nove concelhos desta Comunidade. Trata-se de um documento que visa conferir a sustentabilidade necessária às reivindicações do território, enquadrando as necessidades e permitindo delinear uma estratégia comum e de futuro neste âmbito. E é neste sentido que CIM-TTM refere que tem vindo a trabalhar, preparando o território para os novos desafios que se colocam com o próximo quadro de apoio. Do Ministro da Agricultura ficou o compromisso da inclusão do Plano Estratégico de Regadio das Terras de Trás-os-Montes nas medidas de apoio do Quadro Comunitário 2030.

Recorde-se que no território estão em curso ou serão iniciados em breve projetos que representam um total de 37 milhões de euros de investimento no território. No entanto, a CIM entende que é necessário intensificar a aposta neste domínio tido como essencial para conferir um novo impulso ao setor agrícola e pecuário, conseguindo não só a valorização, mas também o aumento da produtividade, da qualidade dos produtos locais e potenciando novos investimentos. Daí que as garantias obtidas na reunião sejam vistas como de extremo relevo para a coesão e desenvolvimento das Terras de Trás-os-Montes e de um sector que se assume como um dos principais motores da economia regional.

Durante a reunião foi, ainda, abordada a questão relacionada com a necessidade de mais inspetores sanitários para os matadouros, facto que está a criar alguns constrangimentos nas unidades existentes na região. O combate à Vespa das Galhas dos Castanheiro, o trabalho desenvolvido pelo Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos e a sua importância para esta fileira da produção agrícola a nível nacional, foram outros dos temas em análise.

 



PARTILHAR:

Jovem botiquense vence Taça de Portugal de Tiro ao Prato

Regata de Rabelos dia 10 setembro no coração do Douro