A chuva intensa, acompanhada de granizo, atravessou hoje o distrito de Vila Real, provocando várias ocorrências, principalmente a nível de inundações e condicionamentos de estradas, nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar, Vila Real, Alijó, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua e Mesão Frio.

Tinta e seis bombeiros foram mobilizados para as operações de limpeza na zona do Pinhão, Alijó, onde uma enxurrada provocou hoje inundações, arrastou terras e pedras para a rua principal e originou danos nas vinhas e olivais.

Operação de limpeza devido a inundações mobilizou 36 bombeiros no Pinhão

O vice-presidente da Câmara de Alijó, José Paredes, disse à agência Lusa que a chuva "muito forte" que caiu ao final da tarde de hoje inundou a parte baixa da vila do Pinhão, junto ao rio Douro.

"Arrastou imensos detritos, terras e pedras, inundou algumas casas e a estação de caminhos-de-ferro", descreveu.

Para o local foram mobilizados 36 bombeiros das corporações do concelho, designadamente Pinhão, Alijó, Sanfins do Douro e Cheires, e onde, segundo José Paredes, se está "a terminar a operação de limpeza".

O autarca disse ainda que o mau tempo, nomeadamente o granizo, provocou também estragos em vinhas e olivais, principalmente nas localidades de Casal de Loivos e Vilarinho de Cotas.

"Ainda não temos uma noção da dimensão, mas sabemos que foram 10 minutos de granizo de grande dimensão que terá, necessariamente, provocado bastantes estragos a nível da produção na vinha e nos olivais", referiu.

A chuva intensa que se fez sentir em Vila Real também causou estragos no centro comercial da cidade.

Nas estradas, na EN2 e na Autoestrada 24, houve momentos em que muitos automobilistas optaram por parar os veículos devido à fraca visibilidade provocada pela chuva e granizo.

o lado, no concelho de Santa Marta de Penaguião, as preocupações viram-se para a vinha da Região Demarcada do Douro devido à queda de granizo.

“Eram pedras do tamanho de cerejas. Caiu granizo durante cerca de 10 minutos mas com muita intensidade”, afirmou o presidente da junta de Fontes, Hugo Sequeira.

O autarca disse que, neste momento, “ainda não há uma noção dos estragos”, mas, adiantou que “os agricultores estão muito preocupados”.

“Numa primeira impressão é muito mau”, frisou.

Nesta freguesia, houve ainda registo de inundações em habitações e estradas condicionadas devido ao arrastamento de terras.

A meio da tarde começou a chover com intensidade em Vila Pouca de Aguiar, onde também se contabilizaram inundações, danos em telhados e constrangimentos em estradas, e se verificaram arrastamentos de terras e pedras e se formaram lençóis de água.
Foto: Álvaro Martinho Lopes e Maria José


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Miranda do Douro acolhe sábado desfile com 60 pendões ibéricos

Trovoada "tremenda" provocou estragos na vila e vinhas de sabrosa