O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, vai encerrar provisoriamente 48 camas em diferentes especialidades devido à entrada em vigor do período normal de trabalho para as 35 horas, adiantou hoje esta unidade de saúde.

Numa resposta escrita à Lusa, depois dos deputados do PSD eleitos pelo círculo de Vila Real terem denunciado esta situação, o centro hospitalar revelou que no Hospital de Vila Real encerram 30 camas nas áreas da Medicina, Cirurgia e Mulher/Criança, em Lamego fecham seis em Cirurgia e Medicina e, em Chaves, encerram 12 na Medicina.

"Reitera-se que o encerramento destas camas tem caráter provisório, sendo que a tutela já autorizou a contratação de mais 59 profissionais das várias classes, esperando que estas novas contratações possam ajudar a reduzir o impacto destas 35 horas", frisou.

O centro hospitalar garantiu ainda que o Centro Oncológico, a Urgência e os Cuidados Intermédios/Intensivos não serão atingidos por esta redução de número de camas, mantendo-se com a atividade assistencial em pleno.

"Esta medida provisória visa garantir a continuidade da qualidade e segurança da prestação dos cuidados de saúde, quer dos utentes, quer dos profissionais", ressalvou.

Em declarações à Lusa, o deputado social-democrata Luís Ramos contou que o PSD pediu uma reunião "com caráter de urgência" ao Conselho de Administração do centro hospitalar, tendo essa já sido agendada para segunda-feira, às 09h30.

Além disso, Luís Ramos afirmou que pediram igualmente reuniões à Ordem dos Médicos, dos Enfermeiros e aos sindicatos do setor para discutiram a questão.

Na sua opinião, o Governo de António Costa agiu com "leviandade" nesta questão porque deveria ter prevenido estas situações, sendo este encerramento de camas da sua responsabilidade.

Apesar do centro hospitalar frisar que o Centro Oncológico não irá ser abrangido por este encerramento de camas, o social-democrata disse que a "informação que corre" é que a cirurgia oncológica vai fechar, algo que é "preocupante e que precisa de esclarecimento".



PARTILHAR:

Mogadouro recorda Trindade Coelho no Festival Terra Transmontana

‘Startup’ cria biocompósitos com resíduos agroflorestais