O Centro de Acolhimento do Burro de Miranda, no concelho de Miranda do Douro, lançou uma campanha para a mobilização de voluntários com o objetivo ajudar nos cuidados de saúde e bem-estar de animais em idade avançada.

O centro funciona na típica aldeia mirandesa de Pena Branca, sendo uma espécie de "lar de terceira idade" para burros, onde os voluntários ajudam nos cuidados diários para dignificar o bem-estar destes animais e onde os animais interagem no meio da natureza do Planalto Mirandês, em plena área protegida do Douro Internacional.

"Precisamos de todos voluntários, não só para tratar dos animais, mas igualmente para construir num novo centro de acolhimento para os burros que aqui são deixados ou por nós recolhidos. Alguns dos animais foram abandonados, outros estão doentes ou, em alguns casos, os proprietários, dado à idade avançada, já não podem cuidar dos burros", explicou à Lusa o veterinário Miguel Nóvoa.

Além destes cuidados, os voluntários vão aprender, ajudar e desfrutar de uma experiência "desafiadora e generosa", que é cuidar do maneio e saúde dos burros e desta forma viver uma "experiência única", acrescentou.

A campanha "Voluntaria-te Pelo Bem-estar Animal" pretende igualmente que haja uma interação com os burros, que são animais de fácil trato e de caráter dócil, prologando-se até ao final do ano ao longo de vários fins de semana.

"As pessoas envolvidas nestas ações querem saber mais sobre estes animais e o seu maneio em tarefas simples que vão desde a escovagem do pelo, passando pelo tratamento dos cascos ou dos dentes", vincou o responsável pela iniciativa.

O Centro de Acolhimento do Burros de Miranda encontra-se num processo de melhoria das condições físicas para o melhor maneio dos animais, através do alargamento dos espaços vedados e da remodelação de uma antiga escola primária, onde funcionarão os serviços administrativos, bem como através de melhorias dos estábulos e outros equipamentos, onde o trabalho dos voluntários é decisivo.

Apesar do Burro de Miranda estar classificado como "raça autóctone em vias de extinção", neste novo espaço também são acolhidos burros de outras raças, porque o mais importante "é o seu bem-estar".

"Cada uma das pessoas que por aqui passe serão verdadeiros embaixadores do bem-estar animal", vincou Miguel Nóvoa.

Além do trabalho no centro de acolhimento, os voluntários terão ainda a oportunidade de visitar outros animais que se encontram nas aldeias do concelho de Miranda do Douro, no distrito de Bragança, e prestar-lhes cuidados.

Os voluntários surgem um pouco de todos o país e das mais diversas profissões com vontade em ajudar de dar vida ao novo Centro de Acolhimento, sendo atribuída uma tarefa a cada um, mediante a sua experiência.

A voluntária Daniela Andrade, é veterinária e garante que o voluntariado a ajudou a crescer tanto ao nível pessoal como profissional.

"Acho que qualquer pessoa que venha aqui vai descobrir muita mais sobre este animal e, ao mesmo tempo, está a colaborar com esta este centro de bem-estar", explicou.

Esta veterinária presta assistência aos animais que estão espalhados por diversas aldeias do concelho e ainda tem tempo para dar "uma mãozinha" no centro, onde tanto cuida do pelo dos animais, como os vacina ou trata as doenças provocadas pela idade avançada.

Já Paulo Corte-Real e o seu filho ajudam na construção de vedações ou outros serviços de limpeza de mato.

"Tenho um terreno na zona de Viseu e, como quero ter um burro, resolvi aceitar o desafio lançado e tornei-me voluntário, para melhor compreender os hábitos destes animais", explicou.

Dentro e fora das vedações o ambiente é de convívio entre voluntários e os animais, já que os burros são curiosos e dóceis, embora teimosos a seu jeito.

O Centro de Acolhimento do Burro de Miranda abrirá portas no próximo mês de dezembro.

Foto: Claudia Costa



PARTILHAR:

Transmontanos sem acesso a consultas de saúde sexual no SNS

Empresa tecnológica inaugura novas instalações em Bragança