Uma centena de figurantes de todas as idades vai dar vida ao presépio de Poiares, em Peso da Régua, numa iniciativa que celebra o Natal e é promovida pelo grupo de jovens "Fé e Obras", revelou hoje a organização.

Depois de ter fechado em junho, o Colégio Salesiano de Poiares reabre as portas no sábado para acolher o "Presépio Vivo", que já vai na sua 8.ª edição.

Rui Miguel Guedes, ligado à organização da iniciativa, disse hoje à agência Lusa que o presépio terá representadas 40 cenas bíblicas ligadas ao nascimento de Jesus e que retratam ambientes típicos da época.

Contará com a participação de 100 figurantes de todas as idades de Poiares e das aldeias vizinhas.

Neste momento, segundo Rui Miguel Guedes, decorrem os preparativos, a montagem das cenas e a distribuição das personagens.

Pelos corredores do colégio dos Salesianos de Poiares vão ser distribuídos os soldados romanos, os comerciantes, ferreiros, carpinteiros e pescadores, as padeiras, o anjo que anuncia nascimento de Jesus num estábulo com ovelhas e pastores, José e Maria e o bebé recém-nascido.

O responsável disse que esta iniciativa é já uma "tradição em Poiares", é uma "forma diferente de celebrar o Natal" e visa "colocar Jesus menino no centro do Natal de cada um".

Será possível visitar o "Presépio Vivo de Poiares" no sábado e domingo, dias 08 e 09 de dezembro, e ainda a 16 e 30 dezembro.

No dia da inauguração realiza-se ainda um concerto pela Banda Juvenil Salesiana.

Os Salesianos de Dom Bosco, em Poiares, pertencem à Diocese de Vila Real.

O Colégio Salesiano de Poiares fechou em junho afetando 225 alunos, 25 funcionários e 21 professores. Este estabelecimento de ensino, que funcionava no regime de contrato de associação com o Ministério da Educação, era considerado o motor social e económico que segundo os habitantes fazia mexer esta aldeia do Douro vinhateiro.



PARTILHAR:

“Uma ligação fundamental para o desenvolvimento dos territórios”

Investigador angolano descobre “segredos” da Literatura Oral Transmontana