O centro histórico de Miranda do Douro vai concentrar entre sexta-feira e domingo uma centena de expositores de fumeiro, doçaria tradicional e outros produtos da terra no âmbito do Festival dos Sabores Mirandeses, anunciou hoje fonte do município.

Segundo a organização do festival, os produtores há já algum tempo que estão a produzir fumeiro, doçaria tradicional, compotas, queijos, cerveja, entre outros produtos endógenos, de forma a abastecer o certame.

"Há perspetivas para um aumento de vendas, não só de fumeiro, mas também de outros produtos locais, feitos com sabedoria ancestral", disse à Lusa o presidente da câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

Para o autarca transmontano, uma das preocupações passa por criar condições para que os expositores possam colocar os seus produtos à vista de quem passa por cada um dos ‘stands'.

"Vamos ter no recinto um restaurante que vai confecionar pratos que têm como base as carnes de raça autóctone do território, tais como a vitela de raça mirandesa, o cordeiro da raça churra mirandesa e o porco bísaro", acrescentou o responsável.

A iniciativa serve também para mostrar aos visitantes a cultura mirandesa e, por isso, o recinto da feira recebe as tradicionais danças dos pauliteiros e as arrudas ao som das gaitas de fole, caixa e bombo.

"Dentro das tradições culturais da Terra de Miranda, a língua mirandesa assume um papel principal no seio do evento, porque será possível contactar diretamente com os falantes da segunda língua oficial em Portugal", acrescentou Artur Nunes.

Para além destas componentes culturais, há ainda os encontros cinegéticos, passeios BTT, passeios pedestres pelo Parque Natural Douro Internacional e degustações gastronómicos.

Dada a proximidade com Espanha, a organização prevê uma afluência de visitantes vindo do país vizinho.

O Festival de Sabores Mirandeses vai decorrer num recinto coberto com mais de mil metros quadrados, abrigando os visitantes das eventuais condições climatéricas adversas e que está localizado em pleno centro histórico da cidade quinhentista.

Na perspetiva do autarca de Miranda do Douro, a feira tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos. Porém, não se pretende um certame de grandes dimensões, mas sim uma feira com um olhar virado para a economia do território.

"Esta feira serve como uma espécie de montra para que os produtos regionais sejam consumidos ao longos de todo o ano pelos seus apreciadores e temos notado que há pessoas que vêm aqui provar e vão fazendo encomendas ao longo do ano", disse.

Artur Nunes frisou que o certame é dedicado exclusivamente aos produtos originários do Planalto Mirandês e onde marcarão presença produtores dos concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.



PARTILHAR:

Sismo de magnitude 2,2 sentido em Torre de Moncorvo

Exportações em Bragança aumentaram acima da média nacional e região norte