A fortaleza de Penas Róis está a ser alvo de uma intervenção para reforçar a estrutura da torre de menagem e do maciço rochoso. As obras, a cargo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico, vão custar quase 150 mil euros.

O castelo medieval de Penas Róias, concelho de Mogadouro, está a sofrer uma intervenção com vista ao reforço e consolidação estrutural da torre de menagem e do maciço rochoso onde assenta a velha fortaleza. A iniciativa é do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) e da Delegação de Cultura do Norte. A empreitada está a ser acompanhada por uma equipa de arqueólogos.

Numa primeira fase foram melhorados os acessos ao castelo e feito o levantamento topográfico da zona, trabalhos co-financiados pela União Europeia e que custaram cerca de 93 mil euros. A intervenção em curso ronda os 55 mil euros.

A antiga fortaleza apresentava-se muito degradada, havendo mesmo pedras que se soltavam da estrutura, o que poderia por em risco os muitos visitantes que sobem ao morro onde o castelo está implantado para apreciar a paisagem da área envolvente, uma situação que deixava as gentes da aldeia \"indignadas\".

José Moura, presidente da Junta de Freguesia de Penas Róias, vai adiantando, ao JN, que vai solicitar ao IGESPAR que deixe a estrutura da muralha toda ao mesmo nível para que as ameias da fortaleza sejam visíveis no horizonte de forma a dignificar o monumento, já que obras não podem ficar apenas pela conservação do imóvel.

O castelo de Penas Róias foi uma das mais importantes fortalezas medievais da região de Trás-os-Montes, desempenhando um papel importante no século XII, altura em que o recém fundado reino português tentava afirmar perante o Islão e o vizinho leonês.

Para já são desconhecidas as origens da ocupação da fortaleza, no entanto no local foram descobertos importantes vestígios arqueológicos, como materiais proto -históricos, que poderão sugerir um eventual povoado fortificado. Nas imediações do castelo foi também descoberto o abrigo rupestre da Fraga da Letra.

A construção do castelo é atribuída aos Templários, por uma epígrafe datada de 1172, integrada na torre de menagem.

A aldeia de Penas Róias foi doada aos Templários em 1145. A localidade quer agora ser de novo um importante centro estratégico no concelho de Mogadouro e planalto mirandês, mas virado para o turismo natureza, já que na área envolvente há uma série de recursos como é caso do parque de merendas junto a barragem e um antigo moinho recuperado, local que proporciona momentos de convívio e descanso.



PARTILHAR:

Elevadas concentrações de radão

Cavaco entrega prémio a Alegre