Manuel Pereira dos Santos Cigarro nasceu há 55 anos na freguesia de Vilarinho dos Freires, onde estudou e trabalhou, até ir, com 21 anos, para a guerra colonial em Moçambique. Devido a um acidente com uma mina ficou cego. Depois de três anos em que se sentiu "quase morto" e sem saber o que fazer, tirou um curso de reabilitação e aprendeu a escrever à máquina e a fazer trabalhos de artesanato, que nos primeiros tempos vendeu pelas aldeias e o ajudaram a sustentar a casa e a família.

"A minha mulher e os meus quatro filhos sempre me deram muito apoio e ajudaram-me a reencontrar um sentido para a vida", afirma Manuel Cigarro.

Convidado para ser monitor numa associação de deficientes visuais em Lisboa, sentiu então a vontade de ajudar as pessoas que, tal como ele, sofrem deste problema. Manuel Cigarro começou por criar a Associação Desportiva e Cultural de Vilarinho do Tanha e, mais tarde, depois de um ano a cuidar de quatro invisuais na sua própria casa, fundou na Régua a Associação da Região do Douro para Apoio a Deficientes (ARDAD). Quando a concelhia do PS do Peso da Régua o convidou para se candidatar às eleições autárquicas de Dezembro, ficou indeciso e com receio de que a política pudesse interferir com o seu trabalho nas associações, que ainda hoje ajuda a dirigir. No entanto, no terreno, enquanto estabelecia contactos para formar uma lista, a resposta encontrada foi sempre a mesma: "só aceitamos se o senhor Cigarro também se candidatar".

Uma demonstração de confiança a que Manuel Cigarro não conseguiu ser indiferente, e, por isso, encabeça agora uma lista que pretende "transformar Vilarinho dos Freires numa das freguesias mais desenvolvidas" do concelho de Peso da Régua.

Beneficiar e remodelar as estradas e arruamentos das seis aldeias da freguesia, levar o abastecimento público de água a todas as casas, construir uma escola para a aldeia de Escáveda e um campo de futebol e um polivalente para os jovens praticarem desporto são os projectos que o candidato quer concretizar.

As listas para a freguesia de Vilarinho dos Freires já estão constituídas e, segundo o candidato, integram alguns sociais-democratas, incluindo membros da actual maioria PSD da junta de freguesia.

Para os socialistas, e em particular para o actual presidente da Câmara da Régua, Vítor Almeida, Manuel Cigarro deixa um aviso: "se o nosso partido e o senhor presidente forem reeleitos, estejam preparados porque eu vou ser uma praga nos vossos calcanhares até conseguir o que quero para a minha terra".

Determinação é coisa que não lhe falta. "Sou muito persistente e foi só através de muito trabalho e esforço que consegui criar as duas associações, procurando financiamentos e apoios em todo o lado, sem nunca desistir", sublinhou.

Manuel Cigarro afirmou não sentir receio da campanha eleitoral nem de ser marginalizado devido à sua deficiência. O candidato vai apostar numa campanha porta à porta, que lhe permitirá falar directamente com as pessoas e ouvir e sentir os seus problemas. Nos trabalhos para a campanha e mais tarde, se for eleito, Manuel Cigarro conta com a ajuda de duas pessoas que o irão acompanhar sempre. "Para completar o que me falta", frisou.



PARTILHAR:

Padre Fontes é o rei

Mais uma fábrica de roupa que fecha em New Bedford