«Donos de cães sem escrúpulos estão a abandonar os animais em alguns locais do concelho de Mondim de Basto, sabendo que temos canil municipal». Esta constatação foi avançada pelo vereador da autarquia mondinense Francisco Ribeiro. \\\"Julgo que somos a única Câmara da região de Basto que tem instalações específicas para a recolha de canídeos\\\", sublinhou.

Esta situação tem levado a um aumento de animais no canil e à implementação, por parte da edilidade, de um conjunto de medidas para fazer face ao problema. Nomeadamente a constituição de uma equipa formada por uma engenheira zootécnica e um técnico veterinário, bem como a \\\"realização duma campanha junto de várias escolas do concelho para a promoção da adopção de animais que se encontram no canil municipal\\\". Tudo para evitar o abate de alguns cães, o que acontece em caso de \\\"padecerem de doenças ou outra mazela qualquer que afectem a vida do cão\\\". Porém, isto \\\"raramente acontece\\\", pois, segundo Francisco Ribeiro, \\\"há muita gente que procura animais para adoptar\\\".

O autarca refere ainda outros procedimentos. \\\"Faz-se a recolha de animais vadios. Cumprimos a lei neste aspecto. Ou seja, aguardamos os dias necessários (cinco), ou mesmo mais, para os cães eventualmente serem acolhidos pelos seus novos donos\\\", acrescentou.

Para o futuro, uma outra solução pode acontecer. \\\"Temos um canil municipal, embora de futuro estejamos a pensar numa outra estrutura incluída na Comunidade Urbana do Tâmega.\\\"Precisamente esta estrutura admite construir um canil intermunicipal para recolher os animais abandonados que erram pelos concelhos de Amarante, Baião, Celorico de Basto, Marco de Canaveses e Mondim de Basto\\\".

A própria ComUrb decidiu iniciar o processo de escolha da localização do futuro canil intermunicipal, tendo em vista a sua inclusão no Programa de Acção Intermunicipal de Serviços Colectivos Territoriais de Proximidade da NUT III - Tâmega. Destes, o concelho do Marco de Canaveses é aquele que provavelmente mais necessita da infra-estrutura, atendendo ao número elevado de animais que vagueiampelas ruas da cidade.



PARTILHAR:

Obras em 600 casas de idosos

Possibilidade de haver gelo na via