No dia 6 de fevereiro, decorreu a sessão de apresentação da obra "A Grande Guerra e a participação dos militares do RI19 e do Alto Tâmega no conflito" e do “Caderno dos militares do Concelho de Ribeira de Pena - Participação na Grande Guerra”.

Esta obra, apresentada no Auditório Municipal, resulta do trabalho de pesquisa e compilação desenvolvido pelo Município de Ribeira de Pena, em parceria com o Regimento de Infantaria 19 de Chaves e o Grupo Cultural Aqua Flaviae.

O Caderno reúne as fichas individuais dos 122 militares Ribeirapenenses, oriundos de todas as freguesias do concelho, que integraram o Corpo Expedicionário Português e que, conforme comprovam os registos da época, combateram com bravura e distinção na 1ª Guerra Mundial, na Frente Ocidental/Flandres, em 1917, orgulhando o seu país.

A sessão foi orientada pelo Presidente da Câmara, Rui Vaz Alves, pelo Comandante do RI 19, Coronel Ramos, por Maria Isabel Viçoso e por António de Sousa e Silva do Grupo Cultural Aqua Flaviae, que enquadraram a participação portuguesa no conflito bélico e, em particular, a presença dos militares nascidos em Ribeira de Pena no mesmo.
Na assistência encontravam-se o Vereador Marcial Gundar Rodrigues, o Presidente da Junta de Freguesia de Canedo, Domingos Pereira, e alguns descendentes desses corajosos soldados que combateram na 1ª Guerra Mundial, nas mais deploráveis condições.

Esta iniciativa visou prestar a justa homenagem e reconhecimento a estes militares Ribeirapenenses que deixaram um grande exemplo de resistência e patriotismo às gerações subsequentes.



PARTILHAR:

Nem a chuva dissuadiu foliões

Autarca nega acusações de atropelamento e fuga