Três mulheres começaram ontem a tricotar mais uma parte do que se pretende vir a ser o maior cachecol do Mundo em lã pura de ovelha 33 quilómetros no total. Duas de Vila Flor, Lília Fonseca e Maria Laura, e uma de Alfândega da Fé, Maria de Lurdes, deitaram mãos ao trabalho ontem às 14 horas.

Participam numa maratona de tricÎ organizada pela Câmara Municipal de Vila Flor no âmbito da Feira Terra Flor, que hoje termina. A ideia é promover a ovelha de raça Churra, conhecida por \"terrincha\" e autóctone da Terra Quente Transmontana e do Vale do Douro Superior.

A maratona prologa-se ininterruptamente até às 12 horas de hoje. \"Vou tentar chegar ao fim\", desabafo comum às participantes iniciais. \"Eram quatro, mas uma teve de desistir por problemas pessoais\", disse a vereadora Gracinda Peixoto. Lília Fonseca explicava a sua participação com o \"entusiasmo\" de deixar a sua parte no maior cachecol em lã pura do Mundo.

Se não tiver desistido durante a noite, terá produzido cinco ou seis metros. A Câmara dá um prémio simbólico de 150 euros a quem aguentar as 22 horas a tricotar. Se houver mais do que uma, o desempate será determinado pelo comprimento do cachecol produzido.

\"Não foi o prémio que me levou a participar, antes o desafio\", sintetizou Maria Laura. A Maria de Lurdes lançaram-se o repto anteontem: \"Como gosto disto acabei por aceitar\". O cachecol está a ser feito por portugueses, franceses e espanhóis e espera-se que entre no Guinness, o livro dos recordes.



PARTILHAR:

Homem de 28 anos de idade

Inúteis e vandalizados