A Unidade Móvel de Saúde (UMS) havia interrompido a sua acção devido a um alegado incumprimento do protocolo que lhe deu origem, entre a Câmara de Alfândega da Fé, a Santa Casa e o Ministério da Saúde.

Duas vezes por mês os enfermeiros percorrem 20 freguesias do concelho com o objectivo de aproximar os cuidados de saúde da população mais idosa, evitando assim a sua deslocação ao Centro de Saúde local.

Nos últimos meses de 2007, foram detectadas \"varias irregularidades\" no cumprimento do protocolo que deu origem aquele serviço, já que utentes para serem atendidos tinham de marcar consulta no Centro de Saúde de Alfândega da Fé. A situação, que causou alguma indignação aos responsáveis da autarquia e da Misericórdia e levou à suspensão dos serviços, foi considerada \"uma forma de desvirtuar o protocolo, já que as pessoas deveriam ser atendidas, mas por ordem de chegada\".

\"Tivemos uma reunião recente com os responsáveis do Centro de Saúde de Alfândega da Fé e os propósitos iniciais para que foi criada a UMS fossem repostos. O serviço prestado pela UMS nunca deveria ter sido adulterado,\" explicou João Carlos Figueiredo, presidente do município de Alfândega da Fé.



PARTILHAR:

Ausência de testemunhos

Prática de Águas Bravas