Foram 350 as pessoas que participaram no I Trail Urbano Noturno Solidário, um evento que conseguiu reunir quase dois mil euros para as vítimas dos fogos florestais que colocaram Portugal em chamas.  

 

Nem o termómetro próximo dos 0 graus conseguiu demover a atitude nobre das mais de 350 pessoas que participarem no I Trail Urbano Noturno Solidário na noite de sábado, a 16 de dezembro. As inscrições das quase quatro centenas de participantes resultaram em 1868 euros que foram doados, na sua totalidade, à União das Misericórdias Portuguesas para as vítimas dos incêndios que este ano colocaram o país a arder.

Integrado no programa de “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, este evento, simultaneamente, solidário e desportivo, dividiu-se em duas provas não competitivas de trail e caminhada. Quanto ao percurso, o ponto de partida teve lugar na Praça Camões com destino ao Castelo de Bragança, percorrendo os participantes parte do Centro Histórico para, depois, regressarem ao epicentro da iniciativa que nos últimos anos tem dominado a paisagem natalícia brigantina, ou seja, à Praça Camões.

Questionado sobre a importância deste tipo de ações, o presidente da câmara municipal foi perentório em responder que, “para além daquilo que é a própria atividade física, há aqui uma questão fundamental que é o facto de esta ser uma iniciativa solidária com um objetivo muito claro, de ajuda às vítimas dos incêndios que assolaram o país durante o período de verão”. Segundo Hernâni Dias, “só por isso já vale a pena e já marca de forma positiva e, depois, é bom perceber que as pessoas estão disponíveis para participar e darem o seu contributo de forma a ajudarmos quem realmente necessita porque todos sabemos o drama que as vítimas dos incêndios viveram”.  

Também o facto de estarem quase 400 pessoas naquele que foi o no I Trail Urbano Noturno Solidário não surpreendeu Hernâni Dias, até porque considera que tamanho envolvimento da comunidade tem vindo a tornar-se em algo comum, sobretudo, em iniciativas de caráter solidário. “Desde há três ou quatro anos a esta parte que o envolvimento da comunidade tem sido imenso e quando há iniciativas deste âmbito é mais fácil ainda as pessoas participarem e, por isso, não tínhamos nenhuma dúvida que teríamos muita gente envolvida disposta a ajudar”, frisou o autarca da cidade de Bragança, acrescentando “que houve, inclusivamente, pessoas que não vieram à caminhada e que, não obstante, deram o seu contributo financeiro”.

O edil da capital do nordeste, tendo também ele participado na prova, aproveitou, ainda, para “agradecer à comunidade brigantina, apesar do frio, o esforço para estar durante este pequeno, mas simbólico momento, e é esse frio exterior que faz com que a gente também fique confortada ao estar a ajudar outras pessoas”.

De sublinhar que este evento foi promovido pelo Município de Bragança, em colaboração com o Ginásio Clube de Bragança e contou com o apoio da Associação de Atletismo de Bragança, da Polícia de Segurança Pública, do Agrupamento XVIII de Escuteiros de Bragança e dos Bombeiros Voluntários de Bragança.

 



PARTILHAR:

"Pitões à mão" transforma em mercado de Natal cultural

Antestreia do documentário "Pólo Norte - O Degelo Final”