Bragança surge, pelo segundo ano consecutivo, no top 4 das cidades mais inteligentes em Portugal, no estudo apresentado a semana passada durante o evento Green Business Week, em Lisboa.

 

Em 2016, Porto, Águeda, Cascais e Bragança lideraram o ranking nacional de cidades inteligentes, de acordo com o Smart City Index Portugal.

“Este resultado é o reconhecimento pela estratégia desenvolvida nos últimos anos, no sentido de transformar Bragança num território inteligente, orgulhoso, participativo, criativo, inovador e dinâmico, de afirmação no espaço regional e nacional, com cidadãos mais felizes”, referiu o executivo brigantino.

No total, foram avaliados os 36 municípios nacionais que integram a Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes, ao nível de diversos indicadores territoriais, como a governação, a inovação, a sustentabilidade, a qualidade de vida e a conetividade, tendo-se chegado ao top 10, integrado pelas cidades do Porto, Águeda, Cascais, Bragança, Guimarães, Matosinhos, Braga, Sintra, Aveiro e Santarém.

Recorde-se que o Smart City Index Portugal tem por base uma metodologia desenvolvida pela INTELI, uma das principais parceiras da Rede "Smart Cities Portugal" e que é uma associação privada sem fins lucrativos orientada para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo dos territórios.

Já a Rede "Smart Cities Portugal" tem como objetivo promover o desenvolvimento e produção de soluções urbanas inovadoras, de forma integrada, com vista à estruturação da oferta e sua valorização nos mercados internacionais, bem como potenciar a participação das empresas e cidades portuguesas no mercado das cidades inteligentes e afirmar a imagem de Portugal como espaço de conceção, produção e experimentação de produtos e serviços para smart cities.

 



PARTILHAR:

“Uma criança por cada árvore”

Falta de nevões em Montesinho mostra flutuações cíclicas do clima