O quartel dos bombeiros de Vila Pouca de Aguiar foi inaugurado oficialmente no sábado, custou 1,5 milhões de euros, concretizou uma "aspiração antiga" e dotou os voluntários de melhores condições de operacionalidade, divulgou hoje a câmara.

A cerimónia de inauguração e de comemoração do centenário da corporação, foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Os voluntários já fizeram a última época de incêndios na casa nova. O edifício estende-se ao longo de quatro pisos e inclui espaços para aquartelar viaturas, camaratas mistas, sala de formação, sala de convívio, gabinetes de comando, salas de reunião e uma "casa escola" (espaço de simulação para ocorrências em edifícios).

O presidente da associação humanitária, José Eduardo Quinteiro, afirmou hoje à agência Lusa que o novo quartel representa "uma aspiração antiga", "melhorou as condições de operacionalidade" dos voluntários e lembrou que as anteriores instalações "já não tinham as mínimas condições para o corpo ativo".

No entanto, ressalvou que este não foi o edifício que ambicionou para a corporação.

O responsável recordou as críticas ao novo espaço, cuja obra começou há cerca de seis anos, e lamentou as dificuldades causadas por um quartel com 99 escadas, o pouco espaço para o aparcamento das cerca de 30 viaturas e a própria localização, onde o sol só bate a partir das 11:00.

O presidente da associação disse ainda que o novo espaço "implica mais despesas de manutenção", nomeadamente com o aquecimento, e obrigou à contratação de "mais funcionários para colmatar falhas que a estrutura impõe".

José Eduardo Quinteiro salvaguardou que o atual executivo municipal fez melhoramentos e colmatou "alguns erros do projeto".

Com espaço de aparcamento para apenas cinco viaturas, José Eduardo Quinteiro disse que o município já se comprometeu a construir um hangar para acolher a totalidades dos veículos que, agora, se dividem entre o novo e o velho quartel por causa das "geadas que se formam na vila".

O quartel envolveu verbas na ordem de 1,5 milhões de euros destinadas ao edifício, que possui uma comparticipação comunitária de 85% através do Programa Operacional de Valorização do Território, e arranjos exteriores (pavimentação, parada, espaços verdes).

Mais recentemente, o município assegurou a comparticipação comunitária, através do Plano de Ação de Regeneração Urbana, para investir cerca de quatrocentos mil euros na requalificação e acessos na zona envolvente do aquartelamento.

Alberto Machado, presidente da Câmara Vila Pouca de Aguiar, afirmou que os "soldados da paz bem merecem tudo o que a autarquia possa fazer por eles".

"O novo quartel é uma infraestrutura que está já com toda a certeza a aumentar a operacionalidade dos bombeiros e, quando assim é, estamos a aumentar a segurança de todas as pessoas destes territórios", salientou o autarca.

A corporação possui cerca de 70 bombeiros no quadro ativo e, entre os serviços que desempenha, destacam-se o combate aos incêndios no concelho, que possui uma grande mancha florestal, ainda o transporte diário de doentes não urgentes e as saídas de socorro.

Até ao final do ano, a corporação vai ter um novo comandante, designadamente José Manuel Relva.



PARTILHAR:

Idoso procurado em Alijó foi encontrado por caçadores

UTAD reelege António Vasconcelos com votação histórica