Os Bombeiros de Mogadouro reforçaram hoje a sua capacidade operacional com aquisição de um novo Veiculo Florestal de Combate a Incêndios (VFCI) que custou 156 mil euros, comparticipados por fundos comunitários e do município, anunciou fonte da corporação.

"O novo VFCI é uma mais-valia para a capacidade de resposta dos nossos bombeiros, principalmente num concelho com uma grande área florestal, que todos os anos é ameaçada pelo flagelo dos incêndios. Este veículo está pronto para entrar no combate às chamas", disse à Lusa o presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mogadouro (AHBVM), João Gouveia.

O VFCI resulta de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), a qual foi aprovada e comparticipada em 80%, cabendo 15% ao município e 5% à AHBVM.

A nova viatura está equipada com sistemas de proteção à tripulação, onde se incluiu oxigénio, ar condicionado e proteção através de expressores de água direcionados para o habitáculo e rodas. Este novo VFCI tem uma capacidade de 3.500 litros de água e espaço para acomodar uma equipa de seis bombeiros.

O concelho de Mogadouro, distrito de Bragança, tem uma área de cerca de 756 quilómetros quadrados repartidos por 21 freguesias e uniões de freguesia, com uma grande densidade florestal, onde abunda o eucalipto, pinheiros, sobreiros, oliveiras, amendoeiras, entre outras espécies florestais.

Segundo João Gouveia, o dispositivo de combate a incêndios para a chamada fase "Charlie" está a ser monitorizado com revisões e manutenção aos sistemas de segurança e funcionamento dos veículos já existentes e com melhorias de sistemas já com desgaste.

A AHMVM está em fase de negociações para a aquisição de dois veículos para o transporte de água, não só para os incêndios, mas, igualmente para o abastecimento às populações, que deverá entrar ao serviço antes da fase "Charlie".

"Queremos os nossos bombeiros preparados para acudir às populações em casos de incêndios, acidente ou outro tipo de catástrofe", vincou o responsável.
Foto: Albino João



PARTILHAR:

Prisão preventiva para militar da GNR suspeito de tráfico de droga

Câmara de Chaves abastece aldeia depois de água ter sido considerada imprópria