O Bloco de Esquerda (BE) de Vila Real lamentou hoje a posição de "veemente intransigência" da administração dos CTT que já encerrou a loja da Araucária e classificou como "fraco paliativo" a abertura de postos de atendimento.

A loja da Araucária já não abriu hoje. As portas e janelas estão tapadas por papel que foi colado no interior, os trabalhadores foram transferidos para a loja do centro da cidade de Vila Real e, nas proximidades, abriram novos postos de atendimento, num quiosque, num café e num escritório de seguros.

"Os vila-realenses mantinham alguma esperança que a estação dos CTT da Araucária se mantivesse aberta, cumprindo a vocação de serviço público que durante centenas de anos foi a matriz dos CTT", afirmou hoje, em comunicado, o BE de Vila Real.

Mas, segundo os bloquistas, "as promessas, tal como as soluções alternativas, caíram por terra e a administração, numa posição de veemente intransigência, acabou na sexta-feira com um serviço que, na zona da Araucária, servia centenas de pessoas diariamente, na sua maioria idosos, que terão assim dificuldades significativas em serem atendidas".

"A criação de postos de atendimento é, sem dúvida, um fraco paliativo para responder às legítimas preocupações e jamais uma solução para um problema que, na realidade, nunca existiu. A loja da Araucária foi uma loja claramente lucrativa, com grande volume de público, que servia uma zona em expansão da cidade", salientou o BE.

O Bloco de Esquerda garantiu que vai manter a luta "pelo retrocesso destas decisões", que classificou como "muito lesivas para as populações" e disse que vai reclamar "com mais veemência a necessidade de os CTT voltarem a ser uma empresa do Estado".

O BE garantiu que não vai desmobilizar desta luta e apelou à assinatura da petição que tem em curso contra o fecho da Araucária.

Os CTT anunciaram que concluíram, na sexta-feira, a transferência dos serviços de seis lojas em cinco concelhos do Norte do país, assegurando que cumpre "o seu objetivo de manter a proximidade com as populações".

A administração da empresa assegurou que os novos pontos de atendimento, que abriram entretanto em Vila Real, "têm horários mais alargados".
Foto: UFM



PARTILHAR:

Primeiro-Ministro lança em Bragança e Vila Real os dois primeiros laboratórios colaborativos

Viúva burlada em 10 mil euros a troco de ajuda espiritual