Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, membro do Conselho Permanente da Conferência Episcopal e, agora, mais uma nomeação a congregar a uma vida dedicada ao serviço de Deus.

 

O Bispo da Diocese de Bragança-Miranda participou, recentemente, na Assembleia Plenária do Pontifício Comitê para os Congressos Eucarísticos Internacionais (PCCEI).Da iniciativa, que decorreu em Roma, entre os dias 8 e 10 de novembro, resultou o convite para apresentar uma síntese do IV Congresso Eucarístico Nacional «Viver a Eucaristia fonte da Misericórdia» que teve lugar de 10 a 12 de junho de 2016, no Santuário de Fátima.

“Acolhi com alegre humildade este serviço”, declarou D. José Cordeiro, a respeito da nomeação da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), a quem lhe é sobejamente reconhecido o mérito e o valor do seu trabalho no que ao apego à causa divina diz respeito. A sustentar tamanho valor intrínseco está o facto de ter assumido a presidência da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade, tendo, em 2016, sido nomeado membro da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos e no ano seguinte, em 2017, integrado o Conselho Permanente da Conferência Episcopal, desde 2017.

A testemunhar o interesse da Assembleia Plenária, na cidade italiana estiveram reunidos mais de 100 individualidades, entre membros dos PCCEI e bispos delegados nacionais, provenientes de 75 países dos 5 continentes.

Caberá, agora, ao Prelado, natural de Parada, concelho de Alfândega da Fé, representar a CEP no 52º Congresso Eucarístico Internacional que ocorrerá em Budapeste, na Hungria, entre os dias 13 e 20 de Setembro de 2020, subordinado ao tema "As minhas fontes estão todas em Ti".

Por último, mas não menos importante, é de relevar que, ao comando dos destinos da Igreja Católica na Diocese de Bragança-Miranda desde 2011, José Manuel Garcia Cordeiro foi o bispo mais jovem do episcopado português quando aos 44 anos, nomeado pelo Papa para a sua diocese de origem, sucedeu a António Montes Moreira.

 



PARTILHAR:

“Esta reforma é o estragar na farinha para poupar no farelo”

Inauguração de mais uma residência universitária em Bragança