A ponte de Barca d'Alva sobre o Douro, encerrada há um mês por perigo de derrocada, vai ser reaberta antes do Natal.
A colocação de pedras de enrocamento para confinar os limites da caverna com mais de dois metros de profundidade escavada sob a fundação, formando uma espécie de dique em redor da sapata do pilar em risco, a aplicação de betão no enchimento da cavidade e injecções de selagem com calda de cimento constituíram as obras essenciais.
A empreitada incluiu ainda a deslocação de um batelão de apoio e a montagem de uma plataforma no pilar em risco, montagem de linhas de bombagem e inspecções subaquáticas.
A ponte Sarmento Rodrigues, inspeccionada em Julho, no âmbito do programa resultante da tragédia de Entre-os-Rios, foi alvo de duas inspecções em Setembro e uma terceira em 17 de Novembro.
As duas inspecções de Setembro concluíram pela existência do descalçamento da fundação do pilar.
A inspecção de Julho levou ao condicionamento da circulação dos veículos à velocidade de 30 quilómetros/hora e as de Setembro proibiram a passagem de veículos com mais de 3,5 toneladas.
A terceira inspecção, em 17 de Novembro, concluiu pelo agravamento da situação com o aumento da escavação sob a fundação do pilar para 40% da área do respectivo maciço e a existência de uma caverna com mais de dois metros de profundidade.
Segundo o relatório, a situação era nessa data de "pré-ruína iminente" e o "maior factor estabilizante" era a corrente do rio.
A partir desse dia, o tráfego foi vedado por completo.



PARTILHAR:

localidade de Brunhoso

Natal antecipado