A praia Fluvial da Congida em Freixo de Espada à Cinta e praia do Azibo em Macedo de Cavaleiros voltaram a ser contempladas com a Bandeira Azul, símbolo de qualidade máxima, que traduzem o investimento autárquico feito nestas infraestruturas ao longo dos anos.
Sendo que em Macedo de Cavaleiros na realidade são duas praias na albufeira do Azibo, com as duas praias distinguidas, a Praia da Fraga da Pegada e a Praia da Ribeira.

A atribuição da Bandeira Azul tem em conta critérios como a "informação e educação ambiental", "qualidade da água", "gestão ambiental e equipamentos" e "segurança e serviços".

Ao todo são 320 praias que vão hastear a Bandeira azul, localizadas em 83 concelhos, 292 são praias costeiras e 28 praias fluviais, mais seis atribuições do que em 2016, anunciou o presidente Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), José Archer.

O galardão vai ser entregue também a 14 marinas, menos três do que no ano passado, e a cinco eco-embarcações turísticas.

José Archer destacou que, mais uma vez, o Algarve tem o maior número de praias com Bandeira Azul e que a região Centro se tem afirmado como a zona em que existe maior número de praias fluviais galardoadas.

Em comparação com a atribuição a nível internacional, Portugal é o sexto país com mais galardões conferidos - quando no ano passado era o 5º -, mas continua a apresentar mais de 55% das suas praias galardoadas.

As cerimónias oficiais de hastear das primeiras Bandeiras Azuis de 2017 estão programadas para 01 de junho na praia de Ponta Delgada, no concelho de S. Vicente, na Madeira, para o dia 14 na praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, e para o dia 09 na doca de recreio de Santo Amaro, em Lisboa.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

PS apresenta Carlos Guerra como candidato à Câmara de Bragança

Museu Nadir Afonso expõe até outubro obras da Coleção de Serralves