Criado grupo esta semana entre Bragança e León que visa a captação de fundos europeus para estimular políticas de desenvolvimento local, social e cultural.

 

Fixar população, conseguir a tão ansiada autoestrada que ligue Bragança a León e, assim, estimular o desenvolvimento económico em ambos os territórios foram as principais conclusões da reunião que aconteceu esta semana em Espanha. Nesse encontro entre a Câmara Municipal de Bragança e a Diputación de León foi formalizada a criação de um agrupamento que se lançará na captura de fundos europeus que sirvam para instigar políticas de desenvolvimento local, social e cultural.

“Vamos orientar todas as nossas energias para dar o melhor seguimento a estes projetos. Não é uma tarefa fácil, mas vamos a trabalhar arduamente para conseguir resultados muito positivos”, sublinhou Hernâni Dias, que fez questão de salientar que este foi um “dia importante” para ambas as regiões.

Quanto à questão da autoestrada que ligaria Bragança a León, sendo uma porta de entrada para a Europa, o edil brigantino levanta, agora, assim como o seu homólogo espanhol, o tom das críticas. “Se fosse pela quantidade de comunicações escritas que remetemos ao Governo, a autoestrada já seria uma realidade”, referiu o autarca, acrescentando, no entanto, que as reivindicações irão continuar.

Quem se mostra confiante, é o responsável pela Diputación leonesa. “Vamos a conseguir resultados muito positivos”, declarou Juan Martínez Majo.

Depois deste comum acordo alcançado esta terça-feira, será agora mais difícil para os governos, quer o português, quer o espanhol, continuarem a negarem as pretensões dos municípios de Bragança e León, que unidos nas vozes dos seus presidentes olham para a autoestrada como a solução mais premente para os seus problemas.

Deste modo e para o efeito, foi formalizada a criação do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial León – Bragança, que pretende estreitar a união que se tem vindo a verificar entre estes “territórios irmão” ao longo dos últimos anos.

Outros dos aspetos mais importantes da agenda para um futuro a curto prazo passará por concretizar um espaço sem fronteiras, promovendo um intercâmbio cultural, bem como as relações hispano-portuguesas com o intuito de reverter a sangria populacional, fixando cada vez mais população.

A presidência do recém-criado Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial León – Bragança estará a cargo de Juan Martínez Majo nos próximos dois anos, sendo que será rotativa, passando, no final desse período, para a responsabilidade do autarca brigantino.

 

 



PARTILHAR:

PSD acusa maioria parlamentar de discriminar alheira de Mirandela

Última sessão dos Conselhos Raianos já amanhã