O concelho de Vinhais foi transformado em Ecomuseu, com o objectivo de melhor aproveitar os seus recursos naturais e humanos, passando o território a ser visto como um museu vivo, para atrair mais turistas.

Trata-se de uma área com mais de 694 quilómetros quadrados e 35 freguesias, que a Câmara quer promover como um Ecomuseu, ou seja um espaço natural e um verdadeiro museu vivo. A autarquia investiu cerca de 250 mil euros para adquirir equipamento tecnológico que foi instalado no posto de turismo e criar o Museu de Arte Sacra, que deverá ser inaugurado em Maio.

O projecto do Ecomuseu, lançado há um ano e meio, foi apresentado ontem, tendo como objectivo divulgar os principais recursos e a identidade do concelho, nomeadamente a natureza, as tradições, actividades económicas, o património arquitectónico e histórico. A ideia é levar os visitantes às aldeias e sítios onde estão essas riquezas.

O Executivo municipal avançou com este projecto por existirem lacunas na área da divulgação turística. \"O Turismo é uma das nossas potencialidades, sobretudo a natureza e a gastronomia, a estratégia já está a ter resultados e o número de visitantes está em franco aumento\", afirmou Roberto Afonso, vice-presidente da Câmara.

O Museu de Arte Sacra já está concluído e contou com a colaboração da Ordem Terceira de São Francisco de Vinhais, que cedeu as instalações. Foi reunida uma colecção de ourivesaria de alfaias religiosas litúrgicas, pinturas a óleo e peças \"muito importantes\", destaca Roberto Afonso, que pertencem à Santa Casa da Misericórdia de Vinhais e a várias igrejas do concelho, que vão integrar a exposição temporária.



PARTILHAR:

«Moscatel de Favaios 10 anos»

Vila Real punido com derrota