O maior aquário móvel da Europa e uma luta de touros serão as grandes novidades da 15ª Feira Internacional do Norte que, entre 100 expositores, incluirá, ainda, no seu programa seminários, concursos e exposições, entre outras atividades, bem como o Congresso Nacional de Carving.

 

É já no final do mês, entre os dias 27 e 30 de outubro que decorre em Bragança no Pavilhão do Nerba a 15ª Feira Internacional do Norte. Serão quatro dias em que um programa vasto e diversificado fará as delícias dos entusiastas da caça, da pesca e da castanha. Mas o resto da população e mesmo as crianças não foram esquecidos, já que desta edição fará parte o maior aquário móvel da Europa. Concebido por uma empresa portuguesa, já viajou por grande parte do Velho Continente e onde esteve não passou despercebido, nem poderia. Em cima de um camião TIR, o aquário iluminado, a pedido da autarquia brigantina, albergará espécies piscícolas transmontanas de forma a ser representativo da região.

“Este ano vamos ter duas novidades que é o maior aquário da Europa e vamos ter, também, uma chega de touros para animação do público, para além de uma série de atividades relacionadas com a caça, a pesca e a castanha, numa tentativa de podermos promover os produtos endógenos da nossa região” , referiu o presidente da Câmara Municipal de Bragança, entidade organizadora do certame, na conferência de imprensa de apresentação da Norcaça, Norpesca e Norcastanha. Contudo, Hernâni Dias adverte que, apesar de “sabermos bem da importância da castanha a nível económico”, este ano, “provavelmente, estaremos num período de dificuldade porque a castanha está bastante atrasada e, por isso, poderemos não ter muita quantidade disponível”.

Para além do grande atrativo que representa o aquário, primando pela originalidade, da luta de touros no domingo e da Semana Gastronómica que irá decorrer em 19 restaurantes da cidade de 27 de outubro a 6 de novembro, integram, também, a agenda do evento seminários, showcookings, exposições várias de pintura, fotografia, entre muitas outras atividades permanentes, mas comecemos pelo princípio.   

Assim, logo no primeiro dia, a cerimónia oficial de abertura contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, que entre outras individualidades, inaugurará pelas 18 horas as hostes de um espaço que este ano receberá mais de 100 expositores oriundos de todo o país e, inclusive, da vizinha Espanha.    

Ainda a 27, pelas 21 horas, um debate que a todos interessa, sobretudo, aos pescadores, caçadores e amantes da natureza, pois sobre a mesa estará em discussão a temática, “Caça e Pesca – Que gestão para o futuro?”, em particular, “Albufeiras: novas oportunidades para a pesca” e mais importante ainda, pois é um tópico que se tem vindo a arrastar no tempo e sem solução aparente, pelo menos por enquanto, “O Presente e o Futuro da Zona de Caça da Lombada”.

No dia seguinte, sexta-feira, o destaque vai para o IX Fórum Internacional dos países produtores de castanha no Auditório do NERBA, subordinado ao tema “O Castanheiro. Cultura, Património e Turismo”. Considerada como sendo o petróleo transmontano, dado o seu elevado potencial e valor económico, a castanha, terceiro elemento potenciador do evento, terá dessa forma o merecido relevo.

Os dois dias mais concorridos serão como, habitualmente, sábado e domingo. A abrir o fim de semana, um convívio de pesca e uma montaria ao javali, a decorrer em paralelo com a Prova de Santo Huberto, terão lugar mesmo antes da abertura da feira, às 7h30 e 8 horas, respetivamente. No entanto, a NORCAÇA, NORPESCA e NORCASTANHA só abrirá ao público duas horas depois, às 10 da manhã.  

Durante a tarde, será a vez do Grande Capítulo da Confraria Ibérica da Castanha entrar em cena, para além do espetáculo de falcoaria e das provas de Cozinha Estudantil Internacional, nos quais participarão alunos oriundos de diversos países e que frequentam, atualmente, o Instituto Politécnico de Bragança. Contudo, o destaque de sábado incidirá na apresentação do livro “A caça na literatura portuguesa – do lirismo trovadoresco aos nossos dias”, do ilustre brigantino Júlio de Carvalho, encerrando o penúltimo dia do certame com a XV Passagem de Modelos.  

A encerrar o certame, domingo, decorrerá a Maratona Ibérica da Castanha em BTT, o Percurso Pedestre “Por entre os Soutos”, o Concurso da castanha da Terra Fria e o concurso de doces de castanha com a correspondente entrega de prémios, uma largada de perdizes e faisões e uma demonstração de apanha mecânica da castanha, entre outras atividades, sendo que outra das novidades a registar é a luta de touros que acontecerá pelas 14h30 no recinto exterior da feira.

De frisar, ainda, o Congresso Nacional de Carving que integrará a agenda da Feira Internacional do Norte. Depois do ano transato ter sido considerado um sucesso, a organização, da responsabilidade de Pedro Rodrigues, decidiu apostar numa segunda edição, em que irá trazer à capital do nordeste profissionais de todo o país na arte de transformar alimentos em peças de arte através do esculpir das mesmas

De acordo com o município, a Norcaça, Norpesca e Norcastanha pretende este ano ultrapassar os mais de 20 mil visitantes conseguidos em 2015. Daí a autarquia ter decidido efetuar um “forte” investimento na promoção do evento em Portugal e Espanha, abrangendo mais de 25 meios de comunicação. “Este ano temos cerca de 100 expositores, o que é um número considerável para um evento desta natureza e, obviamente, que pretendemos, também, promover turisticamente e a nível económico a região, bem como estimular a produção e os diferentes setores envolvidos no certame para que continuemos a ser um evento de referência a nível nacional”, concluiu o edil brigantino, Hernâni Dias.

 

Fotografias da Conferência de Imprensa de Apresentação da XV Feira Internacional do Norte + PROGRAMA

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Aldeia de Carro Queimado em estádio de sitio

UTAD TV retoma emissões com muitas caras novas