As casas dos magistrados, em plena malha urbana da vila de Mogadouro, vão passar para a alçada do Câmara para, nos dois imóveis, ser instalado o novo Arquivo Municipal.

\" Há já cinco anos que a Autarquia lutava pela aquisição dos imóveis, com a finalidade de adaptá-las de forma a ali colocar o acervo municipal do concelho\", disse Morais Machado, presidente da Câmara de Mogadouro.

Recorde-se que os arquivos municipais já foram, por duas vezes, pasto da chamas, em 1885 e 1927, mas agora, diz o autarca, \"não se pode correr esse risco\".

Actualmente, o arquivo municipal está instalado no edifício da Câmara, mas \"em condições muito precárias\". \"O Executivo entende que um edifício construído de raiz seria muito dispendioso e nem a autarquia teria disponibilidade financeira para o efeito. Assim, como os edifícios estão em terrenos municipais, chegou-se a acordo com o Ministério da Justiça, para o seu aproveitamento\", explicou o autarca.

As casas do magistrados foram avaliadas em cerca de 185 mil euros, mas uma vez que foram dadas graciosamento pelo Estado, o Executivo decidiu reverter essa verba para obras de conservação no Palácio da Justiça ao longo dos próximos 10 anos. Francisco Pinto



PARTILHAR:

Atélá a ponte continua fechada

Hotel de luxo abre em Março