No dia 13 de Maio de 2011 cerca de 39 alunos da Escola EB 2/3 D. Sancho II de Alijó, visitaram os arqueossítios do concelho de Alijó. Esta visita suscitou um interesse extra na medida em que muitos destes alunos experimentaram pela primeira vez o meio de transporte ferroviário, deste a Estação Ferroviária do Tua até à Estação do Pinhão.

A visita técnica e pedagógica guiada em busca do passado iniciou-se bem cedo em São Mamede de Ribatua, junto ao pelourinho e antiga casa/sede camarária concelhia, onde houve espaço para uma explicação mais alongada sobre o significado destes monumentos, seguindo-se a visita à Igreja Matriz de São Mamede de Ribatua datada do séc. XVIII.

Os alunos aí tiveram a oportunidade de conhecer alguns dos aspectos mais relevantes do período em questão e da história da arte inserida no estilo barroco. Da parte da manhã ainda houve espaço para os alunos conhecerem a antiga via e ponte romana da Vila de São Mamede de Ribatua.

O autocarro da frota municipal de Alijó esperava já os alunos quando por volta das 11h:20m se partiu em direcção à Foz do Tua (Estação Ferroviária do Tua). A viagem de rara beleza iniciou-se assim sempre acompanhando o rio Douro e as belas paisagens vinhateiras verdejantes. Num ápice chegamos ao destino, mais propriamente à Vila do Pinhão.

O almoço, esse decorreu com toda a serenidade no magnífico espaço Duriense - Património da Humanidade. Da parte da tarde a visita foi orientada para a Quinta de S. Jorge, situada na Vila de Favaios. Os alunos percorreram assim a pé a via da Regada que permite o acesso à Quinta.

Chegados ao local e após uma breve explicação acerca de uma das quintas mais monumentais e antigas exumadas neste concelho datada do séc XVIII, os alunos e professores regressaram ao autocarro com destino a Alijó, terminando a mesma por volta das 17h:00m.
No próximos dias 17 e 21 de Maio o Município de Alijó recebe mais uma visita dos alunos da Escola EB 1 de Favaios e Granja e no dia 21 propõe-se uma passeio pedestre durante o dia inteiro, tendo como percurso: Alijó, Monte da Srª da Cunha; Safres e São Mamede de Ribatua. (Mais informações e inscrições: http://arqueologia.cm-alijo.pt | Agenda Municipal de Maio).



PARTILHAR:

Duplo homicídio em Quintela

Museu do Douro também