A “Promoção Internacional do Setor dos Vinhos e Agroalimentar da Região do Douro” esteve em debate a 4 de junho, aquando da apresentação dos resultados de dois estudos levados a cabo pelo professor universitário Óscar Afonso. 

Ontem, dia 4 de junho, o Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real, mais conhecido por Regia Douro Park, acolheu duas sessões de apresentação de resultados de dois estudos da autoria de Óscar Afonso, doutorado e professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

Logo pela manhã, por volta das 10h30, foi apresentado o primeiro estudo, decorrente da Ação 1: “Benchmark do Setor dos Vinhos e Agroalimentar do projeto Douro Internacional – Ação Coletiva de Promoção Internacional do Setor dos Vinhos e Agroalimentar da Região do Douro”.

De acordo com o responsável, este estudo visou identificar casos de sucesso internacional ao nível de regiões que produzam, também, os produtos relacionados com o Vinho e Agroalimentar, conhecer modelos de negócio orientados para processos de internacionalização inovadores, avaliar ligações entre o setor agrícola, empresarial e outros agentes, nomeadamente, as universidades e os centros tecnológicos e implementar os modelos de sucesso no Douro.

Já depois de almoço, a partir das 15 horas, teve início a sessão de apresentação da ação 2: “Plano Estratégico de Marketing e de Promoção do setor dos Vinhos e Agro-alimentar na NUT III Douro – Ação Coletiva de Promoção Internacional do Setor dos Vinhos e Agroalimentar da Região do Douro”.

Esta ação, segundo Óscar Afonso, teve como objetivo a análise dos produtores do Douro, a sua capacidade de promoção e os mercados atuais onde investem, a criação de um plano estratégico de marketing, bem como a promoção do setor dos vinhos e agroalimentar na região em estudo (NUT III Douro) e, ainda, a criação de estratégias conjuntas de internacionalização.

Com a duração de cerca de 1h30 cada, ambos os eventos foram promovidos pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Vila Real. De frisar, ainda, que as próximas apresentações têm já data marcada para o dia 11 de junho, centrando-se a Ação 3 do projeto no “Conhecimento dos Mercados Internacionais” e a Ação 4 na “Cooperação Empresarial”.

 

 



PARTILHAR:

Alegado agressor libertado em Mirandela

Presidente da Cáritas de Bragança-Miranda distinguida pelo Papa