Câmara Municipal de Bragança atribui subsídios e apoios no valor de 69450 euros a 26 entidades de caráter cultural, artístico, recreativo, humanitário ou de solidariedade social, cuja existência e finalidade beneficiam, de alguma forma, o concelho onde se inserem.

 

Decorreu ontem, dia 21 de junho, pelas 18 horas, a cerimónia de Assinatura Contratos Programas com Coletividades Culturais. No Salão Nobre da Câmara Municipal de Bragança, marcaram presença os representantes das 26 entidades que, no total, receberam um apoio que 69450 euros.

Das 26 candidaturas recebidas no município, quatro são referentes a associações de cariz social, sendo que as restantes 22 são de índole cultural e recreativa. De frisar, também, que três são candidaturas de apoio a “projetos e ações pontuais relevantes”, enquanto que a grande maioria, as restantes 23, referem-se a pedidos de apoio financeiro para realização de atividades que constam dos seus planos de atividades.

Apreciadas e seriadas pelos serviços da Divisão de Educação, Cultura e Ação Social, as candidaturas foram avaliadas e os respetivos montantes de apoio atribuídos tendo em conta o impacto das atividades que as diferentes associações se propõem realizar em 2018 no plano cultural e social do concelho e, ainda, os custos a elas associados.

Importante é destacar que estes apoio no valor de quase 70 mil euros permitirão, no mínimo, a organização de nove festivais ou encontros de coros, mais de 35 espetáculos e eventos de diversa índole, a manutenção e preservação de tradições ligadas à temática da máscara, assegurar a frente de casa nos espetáculos do teatro Municipal, a participação em eventos organizados fora do concelho por diversas entidades que representarão o Município de Bragança e o seu território, bem como a realização de várias ações de intervenção social junto da população local.

Este ano, houve duas associações que foram, pela primeira vez, apoiadas pelo município. Uma delas, criada em dezembro de 2017, foi a Plataforma de Arte e Criação que recebeu uma verba de 350 euros. “Estes apoios são muito importantes. O aspeto mais valorizado para nós é o reconhecimento do valor da associação que nós representamos e do trabalho que levamos a cabo pela autarquia, depois é o aspeto financeiro, no caso modesto”, declara Alexandra Dias que espera que “com o andar dos tempos e com a mostra daquilo que temos vindo a fazer o apoio seja cada vez maior porque faz sentido e porque há um investimento enorme naquilo que nós fazemos em termos de artes”. Segundo a responsável, outro fator a ter em conta que deriva desta atribuição é motivacional. “É muito importante para nós em termos pessoais sabermos que, provavelmente, no meio de outras associações que também se candidataram não foram contempladas”, sustenta Alexandra Dias que encontrou no artista Miguel Moreira e Silva o parceiro ideal para edificar a Associação Lux&Sphaera, mais conhecida por Plataforma de Arte e Criação. 

 

Entre 2014 e 2018, registou-se um incremento no número de associações apoiadas, passando de 16 para 26. Já o valor total de apoios, passou de 52600 euros, em 2014, para 69450 euros em 2018.

 

Uma das entidades beneficiadas com um apoio do município no valor de 900 euros foi a Associação de Caretos de Grijó pela sua contribuição na dinamização de atividades em meio rural, bem como pelo seu essencial papel na valorização das próprias tradições. “A nossa associação está mais focada para o meio rural, só que com o alargar da imagem que os caretos têm passado e que o município tem feito passar, estamos a ser muito solicitados para as mais diversas atividades”, comenta André Seca, já no final da cerimónia de assinatura de protocolos, relembrando que este é já o terceiro ano que os Caretos de Grijó celebram este protocolo com o município brigantino. De acordo com o representante da associação, para além do montante atribuído, “que vem colmatar muita necessidade que nós temos”, advoga, a autarquia “ainda ajuda sempre que pode, nomeadamente, com todo o tipo de logística, inclusive, transporte para deslocações”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança sublinha que o movimento associativo na região tem vindo a crescer nos últimos anos e a prova dessa realidade é o número de coletividades apoiadas que tem vindo sempre a aumentar, bem como a verba disponibilizada pela autarquia a que preside.

Uma realidade que, salienta Hernâni Dias, “é sinónimo que o movimento associativo está vivo, está a crescer” e “o município também tem tido esta disponibilidade para apoiar o movimento associativo e a capacidade de ir acompanhando esse crescimento também em termos financeiros”, argumenta o edil. O que, na sua opinião, “significa que também estamos atentos a esta realidade de forma a que as associações, qualquer que seja o seu âmbito, seja cultural, social ou recreativo, tenham a possibilidade de desenvolver os seus planos de atividades”. Até porque as iniciativas que desenvolvem são “de extrema relevância para o concelho”, defende o autarca.

  


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Circuito de Vila Real espera milhares de espectadores

Município alfandeguense tem Plano de Contingência para o Verão