Os três dias em que foram celebrados os 553 anos de Bragança Cidade terminaram “com chave de ouro” numa Sessão Solene Comemorativa, durante a qual o município prestou homenagem a vários brigantinos.

 

De 18 a 20 de fevereiro, comemoraram-se os 553 anos de Bragança Cidade. Ao longo de três dias, houve atividades e iniciativas para todos os gostos. Só durante o fim de semana, houve a inauguração das exposições de Souto Moura e Graça Morais, concertos, atividades desportivas como a dança, kart bikes e uma torre multiatividades do Exército e voos de balão de ar quente.

No domingo, vários grupos subiram ao palco da Praça da Sé, terminando o dia com o muito público presente a cantar os Parabéns a Bragança, a comer o bolo confecionado por 8 pasteleiros da cidade e a beber champanhe.

“Foi um convite da câmara municipal, que envolve todos os produtores de pastelaria de Bragança que aceitaram participar. Construiu-se uma frase, um slogan, divididos pelos bolos equivalentes ao número de pastelarias e cada um fez o melhor que sabe e como sabe para que os brigantinos retirem algum prazer desta festa”, explicou Joana Serra, a representar a Pastelaria Delícias, à qual calhou a parte do bolo que faz alusão ao castelo.

No terceiro e último dia das festividades, 20 de fevereiro, de acordo com a autarquia, “o principal dia das Comemorações dos 553 anos de Bragança Cidade”, teve lugar, pelas 18 horas, a inauguração do Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.

Depois, já no Teatro Municipal de Bragança, decorreu a Sessão Solene Comemorativa pelas 21 horas, durante a qual o Município de Bragança prestou homenagem aos atletas Pizzi, do Sport Lisboa e Benfica, a Ricardo Vilela, ciclista na Manzana Postobon Team, Colômbia, e a uma investigadora do Politécnico, Isabel Ferreira, com entrega da Medalha Municipal de Mérito.

Duas médicas na Unidade Local de Saúde do Nordeste, Prudência Vaz e Teresa Ramos, foram, também, agraciadas com o Prémio “Município de Bragança”.

“Nós iniciámos as comemorações dos 553 anos de Bragança Cidade no dia 18, sábado, logo pela manhã, com uma alvorada pelos bombeiros. Depois, tivemos variadíssimas iniciativas, mas foi no domingo que tivemos já uma participação mais ativa da população com o espetáculo “Viver Bragança” na Praça da Sé, onde estiveram presentes diversos grupos”, começou por declarar o edil brigantino à comunicação social.

“Hoje (segunda-feira), estamos a fazer, digamos, a parte mais oficial com a inauguração deste equipamento cultural, o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano, e logo à noite faremos uma sessão solene, onde homenagearemos alguns cidadãos da nossa cidade", explicou Hernâni Dias, enfatizando que "aí terminaremos com chave de ouro pois reconheceremos o mérito daqueles que diariamente dão o seu melhor para enaltecer e elevar o nome de Bragança nas suas profissões”. 

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Inaugurado Centro de Interpretação da Cultura Sefardita do Nordeste Transmontano.

Encontrado corpo carbonizado debaixo de um trator