A câmara de Alfândega da Fé foi distinguida com o Prémio "Almendra de Oro" 2014, um reconhecimento internacional do trabalho da autarquia no apoio e incentivo dado ao setor do amendoal, disse hoje fonte da autarquia.

"O galardão foi atribuído pela Junta da Andaluzia (Espanha) por causa da implementação de medidas que permitam desenvolver e valorizar o cultivo e produção de amêndoa no concelho", explicou à Lusa a autarca Berta Nunes.

A atribuição do prémio a Alfândega da Fé vai ao encontro da estratégia delineada pela autarquia, que vê na promoção e apoio à atividade agrícola, uma das formas "de promover um desenvolvimento económico sustentável".

"Este prémio assume-se como um incentivo para que o município continue a desenvolver e a promover o setor e traduz a vontade de continuar a apostar em projetos e medidas que potenciem uma cultura com peso significativo na economia local", acrescentou.

Segundo Berta Nunes, o esforço desenvolvido na implantação e recuperação do sistema de regadio no concelho, o apoio e a abertura manifestados pela autarquia e que permitiram a instalação de um dos maiores grupos espanhóis a laborar na área dos frutos secos no concelho, foi um fator decisivo.

A autarquia trabalha, agora, no sentido de permitir a criação de uma Organização de Produtores no setor dos frutos secos, o que será de futuro, uma forma de promover o trabalho entre as organizações locais e os produtores do concelho, criando as parcerias necessárias para a promoção e dinamização do setor.

"Nesta linha insere-se também a parceria estabelecida entre a Cooperativa Agrícola, instituições de ensino superior da região tais como o Instituto Politécnico de Bragança, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e AmêndoaCoop -Cooperativa de Produtores de Amêndoa de Torre de Moncorvo, que vai permitir a instalação de campos de ensaio de amendoa",explicou.

O investimento no projeto ronda os 450 mil euros, resultante de uma candidatura a fundos comunitários (PRODER), que vai impulsionar a investigação nesta área.

"Esta foi a forma encontrada para responder à necessidade de modernização e reconversão da cultura e práticas agrícolas, indo ao encontro das necessidades dos agricultores ao mesmo tempo que se contribui para otimizar e melhorar a produção de frutos secos", concluiu.



PARTILHAR:

«Um museu feito pela paisagem»

Queda de uma viatura